Descontinuação do OCS/SOAC

Alô, comunidade!

Em dezembro de 2022 o OCS foi retirado da lista de aplicações da PKP. No site oficial há a indicação expressa de não utilização da ferramenta, uma vez que ela não receberá mais atualizações de segurança e suporte técnico. Confiram aqui a notícia.

1 curtida

Com a evolução do PJS realmente não fazia mais sentido manter o OCS, principalmente pelo baixo uso do sistema, em relação ao OJS.

Alguém conhece algum outro software livre com, no mínimo, as mesmas características do OCS?

@Miguel, boa tarde!
As pessoas estão usando o próprio OJS para isso.

Mas só serve para a submissão (em parte, pois também exige que tenham atenção as datas, uma vez que não tem uma data final de submissão) e publicação de anais. Não faz controle de inscrição da mesma forma, com a possibilidade de criar lotes de inscrição; e também não faz gestão de salas e apresentação dos trabalhos.

É, @Miguel, as pessoas utilizam para o controle das submissões e fluxo editorial e utilizam outras plataformas para as demais necessidades, junto com o Google Education, por exemplo.
Fiz uma pesquisa rápida e encontrei esse outro: COD · GitHub, mas não sei como funciona.

Um camarada do trabalho achou esse https://getindico.io e só por ser desenvolvido pelo CERN, tenho certeza que é bem feito. Estou subindo uma instalação em Docker agora para testar e talvez migrar os arquivos do OCS para ele.

1 curtida

Depois nos dê um feedback, @Miguel! É sempre interessante conhecer novos sistemas e disseminar o conhecimento.

Olá @Miguel (e demais),
Chegou a testar o https://getindico.io/ ? O que achou? Aqui no meu trabalho também estamos em busca de uma solução que substitua o OCS.

Olá.

Testei apenas o Demo e é muito bom. Ainda vou instalar para executar mais testes. Até o momento, na minha opinião, é o OCS atualizado e melhorado.

Também estou testando o Sandbox do Indico, de fato é bem robusto, atende bem a criação completa de diferentes tipos de eventos de forma bem completa.

Contudo o principal desafio que encontrei nele é a emissão de certificados, pois ainda não tem módulo nativo na versão atual dele para essa funcionalidade. As duas próximas versão já estão previstas com esse recurso, mas ainda sem previsão de lançamento.

Mais alguma indicação de alguém sobre outro sistema online? Também estou bem preocupado, pois estamos não desejamos utilizar serviços pagos de empresas.