Não consigo fazer importação de um tesauro a partir do formato “txt” (Guia do usuário do TemaTres, item 3.5.1, p. 86-87) nem no formato “texto tabulado”, nem no formato “texto etiquetado” (Guia…, figura 5.9, p. 140).
No formato “texto tabulado”, aparece apenas o primeiro termo subordinado ao termo localizado na primeira linha como TE – termo específico (Guia…, p. 105). Os demais termos são incluídos no tesauro, mas sem nenhuma indicação de termo geral ou termo específico.
No formato “texto etiquetado”, a situação é ainda pior. Ao ser feita a importação são incluídos no TemaTres, no máximo, os três primeiros termos da lista importada. E sem nenhuma indicação de TG – termo genérico, TE, UP – usado para ou TR – termo relacionado (Guia…, item 4.4.4, p. 100-101).
Nota: Conforme o arquivo de exemplo texto tabulado, tem-se América do Norte subordinado ao termo América é o termo genérico. E os termos Estados Unidos e México como termos específicos subordinados ao termo América do Norte.
No texto etiquetado também é possível subordinar os termos, por exemplo para o termo América do Sul:
América do Sul
BT: América
NT: Uruguai
UF: sul-america
RT: América latina
NA: Nota de escopo exemplo
Conforme o exemplo o termo América é um Broader Term (BT) então América de Sul está subordinado ao termo América:
Mirele, eu já sabia de tudo isso que você me respondeu.
O que estou dizendo é que a versão do TemaTres que foi instalado na minha instituição a partir das instruções do manual do Ibict NÃO ESTÁ REALIZANDO AS IMPORTAÇÕES.
Preciso saber POR QUE isto está acontecendo.
Se sou a única pessoa que está enfrentando este problema, preciso saber quais são as opções para corrigi-lo.
E este não é o único problema que estou encontrando.
Você encontrou algum erro na interface ao tentar importar? O problema pode estar na formatação do seu arquivo, realizou testes de importação com os exemplos padrão, fornecidos?
Teste também com o formato MARC 21 XML, para obter um arquivo padrão, você pode exportar termos do seu sistema e fazer um parse dos seus dados para o formato MARC 21 XML. Isso ajudará a garantir que o arquivo esteja conforme o esperado para a importação.
Se o problema persistir, por favor, envie o log de erro do servidor web Apache após realizar a importação
1- Testei todas as formas que me foi possível testar, inclusive com os exemplos fornecidos. O resultado é sempre o mesmo: no formato “texto tabulado”, aparece apenas o primeiro termo subordinado ao termo localizado na primeira linha como TE e os demais termos são incluídos no tesauro, mas sem nenhuma indicação de termo geral ou termo específico; no formato “texto etiquetado”, são incluídos no máximo, os três primeiros termos da lista importada sem nenhuma indicação de TG, TE, UP ou TR.
2- Não utilizo o formato MARC 21 XML no meu dia-a-dia. Não tenho a menor ideia de como “fazer uma parse” dos meus dados. A instalação do TemaTres foi feita por membros da equipe do Centro de Tecnologia da Informação da Câmara Municipal de São Paulo, onde trabalho.
3- Não tenho a menor ideia de como ver “o log de erro do servidor web Apache após realizar a importação”. E, até onde percebo, talvez não haja mensagem de erro: a importação é simplesmente feita incorretamente.
Repito: este é apenas UM dos problemas que venho encontrando no uso do TemaTres. Volto a perguntar: sou eu o único usuário do TemaTres a encontrar problema semelhante?