Envio de notificação (e-mails) aos autores ao mudar a etapa do processo de editoração

Pessoal,

Vocês sabem me dizem se é possível configurar o envio automático de e-mails a cada alteração de etapa do processo de editoração?

O OJS exibe já caixa de envio de um e-mail no momento da mudança da etapa de “Avaliação” para “Editoração de texto”.

A ideia é tentar criar/configurar um e-mail automático para notificar os autores quando o processo de avaliação fosse iniciado e um outro e-mail para quando o artigo mudasse de “Edição de texto” para “Editoração”.

Gostaria incluisive de complementar - quando o artigo é publicado, o autor é notificado?
Como se dá a comunicação aos autores da finalização do fluxo editorial (com a publicação no site)?
Obrigada
Carolina Anhoque

@bielperes e @canhoque,

No OJS3, o sistema envia automaticamente e-mails de noticiações durante várias etapas do fluxo editorial, desde submissão até a publicação. O texto e o assunto dos e-mails são padronizados e podem ser alterados conforme necessidade da revista.

Na mudança de cada estágio o editor pode opcionalmente marcar a opção envio de e-mail para o autor, notificando sobre o status da submissão.

Conforme mencionado, o sistema já faz isso para todas as mudanças de etapas.

Não entendi essa sua pegunta, Pois dentro do fluxo editoração, os participantes desse processo podem utilizar o espaço de “Discussão” e assim quando um novo comentário é adicionado um e-mail é enviado aos participantes, notificando sobre a “Discussão” ou quando é designado um novo participante um e-mail também é enviado.

@canhoque, quando uma edição é publicada, o editor pode marcar a opção de enviar a notificação para todos os usuários cadastrados da nova edição.

Não sei se é isso que vocês querem saber, mas espero que tenha ajudado.

@diegojmacedo , o OJS por padrão encaminha uma mensagem automática no momento que o artigo é encaminhado para avaliação? Pois o nosso OJS (Portal de Revistas da UFG) não está fazendo isso.

E na mudança do etapa de “Editoração de texto” para a “Editoração” aparece a caixa de envio mensagem, mas ela aparece em branco. Você sabe me indicar qual o e-mail padrão para essa ação?

Olá @bielperes,

Então, peço desculpas, pois me equivoquei. Na verdade o sistema não envia a notificação ao autor por e-mail quando o editor passa a submissão para o estágio de avaliação. Fiz alguns testes para ver como que é essa dinâmica e realmente não tem um e-mail automático que informa que a submissão passou para o processo de avaliação. Mas se autor acessar o sistema, ele consegue visualizar que a sua submissão está no etapa de avaliação e visualizar a situação desse processo.

Deve ter alguns motivos que a PKP não implementou esta notificação no OJS.
Se mais algum colega tiver experiência, pode contribuir também nesta discussão.

Geralmente é apresentado um texto padrão, pode ser que no seu caso, o modelo esteja com algum problema e aparece em branco pra ti.

Você pode customizar este modelo indo em: Configurações → Fluxo de Trabalho ->E-mails-> Modelo de E-mail e filtra por EDITOR_DECISION_SEND_TO_PRODUCTION .
Você pode realizar a configuração da mensagem editando o corpo do e-mail.

att,
Diego

@diegojmacedo, a sua sugestão já me ajudou bastante aqui.

Essa entrada de e-mail não aparece na minha lista de e-mails do OJS. No entanto, criei um novo modelo com a chave “SEND_TO_PRODUCTION” e OJS passou a usar esse modelo como o e-mail que é exibido na hora que encaminho a submissão para a etapa de “Editoração”.

Muito obrigado pela ajuda.

Gabriel Peres de Oliveira

1 curtida