Erro ao entrar em determinadas páginas de coleção

Olá prezados, bom dia.

Sou responsável por alguns repositórios em minha instituição, e estou com um problema que até o momento não sei ao certo onde verificar a correção.
A página principal de pelo menos uma coleção no repositório não está acessível. Quando o usuário clica no link para esta coleção, o sistema informa “Erro interno do sistema”:

Quando um usuário tenta acessar esta página, somos notificados por e-mail sobre o erro, com algumas informações do motivo:
Captura de tela 2024-03-05 083414

Também temos recebido notificações por e-mail de outros erros, que acredito serem relacionados à tentativas de busca:

Caso alguém tenha alguma ideia do que possa estar ocorrendo, ou mesmo puder indicar onde poderia encontrar alguma solução, ficaria muito grato.

Desde já agradeço quaisquer informações.

Att.

1 curtida

@LeonardoCF, bom dia! Você já entrou em contato com a sua TI institucional?
Eles poderão fornecer os logs de erro do servidor para que tenhamos mais informações para ajudar.

Olá Bernardo, boa tarde.

Muito obrigado pela sua resposta.

Pouco tempo depois da postagem deste erro, conseguimos identificar o que o motivou. Um dos itens no repositório estava com um de seus metadados (referente à data do documento) em um formato não aceito por aquele campo. Isto estava causando erro no acesso à este item, e também erro na coleção onde ele estava, pois este item era exibido na lista de itens na página principal da coleção. A solução foi corrigir a informação pela interface mesmo, editando os dados no campo com um usuário administrativo, sem necessidade de edição de nada na estrutura interna.

Sobre os logs, de início procuramos por registros que pudessem nos dar uma ideia, mas as mensagem que encontramos não ajudaram muito a identificar esta situação, o real problema, no caso. Achei estranho o DSpace não conseguir lidar muito bem com esta situação no metadado e aí acabar prejudicando o acesso à página principal da coleção, mas como este repositório está na versão 5.3, somente atualizando o DSpace para verificar se esta situação já foi corrigida.

No mais, apesar da minha demora na resposta, achei muito importante retornar para informar sobre a resolução para ajudar outras pessoas no futuro.

Até mais.

1 curtida

@LeonardoCF muito obrigado pelo seu retorno. É realmente importante para nós contar com a participação ativa da comunidade. Essa colaboração ajuda a mover a ciência adiante e auxilia outros membros com questões similares. Agradecemos sua contribuição!