Em primeiro lugar gostaria de me apresentar, pois estou ingressando agora no Fórum.
Me chamo Ronaldo Machado e trabalho na produção de revistas científicas na Letra1 Serviços Editoriais,
aqui em Porto Alegre, tanto para a plataforma OJS como para a SciELO.
Obrigado por poder participar do Fórum.
Estou com o seguinte erro ao registrar no Lattes alguns documentos, cujo DOI foi registrado sob o prefixo da Letra1. O erro ocorre somente em alguns documentos (livros e capítulos de livro):
Em atenção ao seu e-mail informamos a V.Sª que os dados são recuperados do CROSSREF. Em análise foi identificado que não existem dados suficientes cadastrado junto ao CROSSREF que permita a inclusão dos dados no currículo. Nesse caso, será necessário atualizar os dados junto ao CROSSREF.
Vou rever o registro na CrossRef e depois posto o resultado.
Estou tendo o mesmo problema com um artigo. Não há problemas com o Crossref, parece ser com a equipe do Lattes.
Peço por gentileza que conte como conseguiu resolver essa situação.
Postei acima a resposta da equipe técnica do Lattes. Segundo eles, o erro decorre em algum dado que esta faltando, pois o Lattes recupera os metadados via API da CrossReg.
Estou revisando os XMLs que gerei e enviei à CrossRef para tentar identificar o que pode ser.
Mas não descarto que possa ser um bug do Lattes.
seria interessante que o pessoal do Lattes informasse quais os dados que estão faltando,
acredito também que plataforma deva ser mais resiliente a essas situações, usando os dados disponiveis e deixando os outros campos em branco, para o pesquisador preencher, visto que os dados que estao faltando não são obrigatórios para o registro do nome DOI.
Enviei uma mensagem ao suporte do Crossref e informaram que o registro está correto. Mas, embora na página do Crossref conste tudo certo, se eu utilizar a página www.doi.org e tentar localizar o código, ele não consegue. `
A mesma situação repete com vcs?
Olá @Ronaldo_Machado! Estamos com um problema parecido em nossa Editora. Qual é o contato do suporte técnico do CNPQ? Tentamos alguns contatos, mas não tivemos resposta.
Creio que o problema é outro, vou explicar com exemplo desse livro com o DOI: 10.21826/9788563800220
o livro está com o número de ISBN para impresso (físico);
não é necessário outro número e sim o depósito via Web Deposit Form (books);
o Web Deposit Form gera o XML já limpo, independente de caracteres. Se precisar fazer atualizações e somente enviar novamente;
ele já transforma o depósito DOI para livro no formato certo;
o Lattes (url DOI) está apontando para uma página web do editor. Não é obrigatória, mas para o Similarity Check (identificador de plágio) é necessário apontar para o PDF ou outro conteúdo em texto completo;
nesse caso a editora atribuiu DOI somente para os organizadores da obra, e somente eles conseguem atribuir DOI no Lattes;
Se houve uma atualização dessas informações ou update
No caso do livro da mesma editora com o DOI 10.21826/9788563800244
foi descrito um DOI para cada capítulo da coletânea e isso é o correto, pois, os autores dos capítulos também terão DOI para apontar sua produção;
Cliquei no DOI do capítulo 1 e ele me envia para o texto da introdução que está depositado no repositório da UFRGS via handle system;
Mesmo assim ainda pode ter erro no depósito dos metadados, pois, para o Crossref está apontando para outro local e para outro capítulo;
sugiro fazer uma conferência e update.
Nesses casos de depósito de qualquer conteúdo (artigos, livros, capítulos, conferencias, e outros), é chamado Content Registration, os depositantes devem ter um controle e conferência de metadados, criando metadados concisos e corretos, evitando a falha na interpretação pelos sistemas.
O Crossref incorpora o que os usuários depositam e o Lattes responde ao que foi depositado via API. Quando da não recuperação do DOI os depositantes devem primeiramente fazer uma verificação dos metadados que foram depositados.