Erro na exportação CrossRef em XML

Olá pessoal.

Alguém pode me ajudar a corrigir esse erro que ocorre quando tentando atualizar os metadados de um artigo?

OJS 3.3.0.8
URL: [re]Design

Olá @lcbrito02
A mensagem mostra que o DOI que está querendo atualizar já foi depositado anteriormente.
Que tipo de atualização está querendo fazer?

Att

Atualizar os metadados do artigo.

1 curtida

@lcbrito02, boa tarde! Já temos alguns posts sobre o assunto no fórum.
Veja esse: Atualização de DOIs em nova URL

Olá Bernardo.
Obrigado pela resposta, no entanto abri um tópico, porque nada do que li nos tópicos existente me ajudou, inclusive quando fui fazer um depósito de um novo DOI, apresentando uma mensagem semelhante.

é que você fez o deposito de um item que já tinha recebido doi. O que deve fazer é a manutenção do registro, atualizar os metadados.

Posso está sendo leigo, mas como faço nesse caso apenas a atualização? Isso não pode ser feito pelo OJS?

Olá @lcbrito02 , vi que esse DOIs da imagem não estão ativos no Crossref.
Você recebeu alguma mensagem do Crossref, sobre se está ativo.

Olá Damásio.
Fora esses erros, não recebemos nenhuma mensagem da Crossref, no entanto, os DOIs na página estão todos funcionando.
Aproveito para perguntar, como e onde verifico se um DOI está ativo?
Imaginava que se o mesmo não estiver “quebrado” está ativo, ou estou errado também?

Olá,
Vi que o 1151 e 1155 estão ativos.
Para pesquisar se está ativo digite o DOI completo sem https, ou o título, autor, ORCID no buscador do Crossref.
https://search.crossref.org/

@lcbrito02 quais metadados você atualizou? Verifique se não tem nenhum erro com eles.

Você pode baixar o XML do artigo (seleciona o artigo, clique em validar XML e depois em Download XML) e verificar o problema.

Também pode clicar na palavra “falhou” e ver a mensagem que é apresentada.

1 curtida

Fiz isso, mas não consegui detectar o erro.
Nesse primeiro (1287), fui fazer o primeiro registro e o erro semelhante.

XML (1287)

Nos demais foram feitas alterações no resumo ou alguma pequena modificação no título (acentuação, traço, dois pontos, coisas desse tipo)

XML (1128)

1 curtida

Olá @lcbrito02 ,

Esse ocorre, pois, OJS estar utilizando um formato de data como versão menor do que o utilizado originalmente quando o último DOI foi registrado ou atualizado. Isso ocorre, por exemplo, quando um DOI foi registrado pelo OJS 2 e deseja-se atualizá-lo pelo OJS 3. Pode ocorrer também quando há manipulação de DOIs por outro sistema que não o próprio OJS, como o Crossref

Felizmente, a solução para este problema é simples. Você só precisa fazer é entrar em contato com o suporte da Crossref e fornecer a mensagem de erro que você copiou acima. Em seguida, solicite que eles atualizem a versão para um número menor. Quando esse ajuste for feito, você poderá atualizar seus DOIs pelo OJS normalmente.

Recomendo que você cole a mensagem de erro como texto, em vez de uma imagem, para facilitar o suporte. Isso porque imagens não podem ser copiadas e coladas, tornando mais difícil para quem está prestando suporte resolver o problema.

Observação: o problema pode voltar a ocorrer se registrar, ou editar, os DOIs via Metadata Manager ou outro sistema que utilize formato de versão numericamente maior do que o OJS trabalha. Se trabalhar apenas via OJS, não haverá mais com o que se preocupar.

Espero que isso ajude!

1 curtida

Acho que você indicou então a origem do problema. Já que o erro ocorreu após já ter feito o registro no Metadata Manager.

Só uma dúvida, isso vai ocorrer somente com os artigos cujos metadados já foram registrados no Metadata Manager ou com todos? Pois um deles ainda nem tinha sido registrado nada e deu erro.

Vou entrar em contato com a Crossref e solicitar os ajustes.

Depois dou um retorno aqui.

Obrigado.

1 curtida

Bom dia @lcbrito02
Se utilizam o OJS para publicação, lhe sugiro fazer os depósitos via plugin Crossref.
O Metadata Manager será descontinuado, utilizo ele para fazer inserção de metadados que o OJS não deposita, ou alteração do que já foi depositado, quando necessário.

Eu faço o mesmo, no entanto, utilizo o Metadata Manager somente para atualizar os metadados relativos a botão Crossmark. Mas não sabia que tinha essa problemática toda.

Não sabia dessa discontinuidade do Metadata Manager, como será então o novo processo, principalmente em relação aos metadados que o OJS não exporta, como os necessários para adição do Crossmark?

Por fim, entrei em contato com a Crossref e ele resolveram o problema, retornando com a seguinte mensagem, que não trouxeram conhecimento algum pra mim, e a gente continua refém em muitas coisas.

E ainda estou com a dúvida, toda vez que eu atualizar os artigos cujos metadados já foram registrados/atualizados no Metadata Manager vai ocorrer o erro novamente?.

1 curtida

Bom, considerando que o plugin será descontinuado, muito provavelmente não haverá atualização e correção de erros, @lcbrito02. Então, sim, é esperado que sempre ocorra algum erro ao utilizar o plugin. A sugestão do @Damasio é mais que válida: utilize o plugin da Crossref na sua instalação do OJS.
Achei no próprio site da Crosrsref algumas informações sobre o plugin: Metadata Manager (deprecated) - Crossref