Erro na geração de DOI

Ao tentar fazer a publicação não está sendo possível gerar o DOI. A mensagem que aparece é que a publicação precisa estar atribuída a um fascículo (imagino que seja edição).

Mas em edição está selecionado uma das edições disponíveis. Não sei onde devo ir para ajustar esse ponto para que o DOI seja gerado.

Olá @aaloise, se todas as informações já foram atribuídas, clique em Agendar para Publicação, em seguida tente designar no DOI novamente.

@OpenJournalSolutions eu tentei isso também não funciona. Até aparece um aviso “Um DOI não foi atribuído a esta publicação.”. Parece que o DOI precisa ser atribuído antes da publicação, mas aquela mensagem continua aparecendo “Você não pode gerar um DOI até que esta publicação tenha sido atribuída a um fascículo.”

Mas existe associação com uma edição. Então não sei o que pode estar causando esse problema.

@aaloise vejo que sua edição é identificada somente por volume e título.
Vá nas configurações do seu plugin do DOI e veja se não está com a configuração padrão, que gera um DOI baseado em volume e NÚMERO da edição. É possível que o erro esteja aí. Ao buscar as informações necessárias para gerar seus DOI automaticamente o sistema não encontra e retorna erro.

Olá @OpenJournalSolutions, o plugin está configurado assim:

Poderia me informar se preciso ajustar alguma opção?

Realmente @aaloise, seu sistema está configurado para gerar o DOI com as seguintes informações:

%j = iniciais ou sigla do periódico
%v = volume da edição
%i = número da edição e
%a = ID do artigo

pela identificação da sua edição na primeira captura de tela, você tem uma edição identificada somente por Volume, sem o número, com isso o sistema retorna erro ao tentar gerar o DOI pois não encontra a informação %i.

Você pode corrigir isso de duas formas, veja qual é mais adequada para a sua revista:

  1. edição a identificação da sua edição incluindo o número. No caso você passa a ter o Volume 6, Número 1, não precisa reconfigurar o DOI e a designação deve ocorrer sem problemas.
    OU
  2. reconfigure seu DOI. Clique na opção “Use o padrão informado a seguir…” e em “para artigos” coloque a fórmula a seguir: %j.v%v.%a
    Dessa forma seus artigos passarão ser identificados como Prefixo/sigladarevista.volume.IDdoartigo, sem a necessidade de conferir um número às edições.

Qualquer dúvida seguimos à disposição.

1 curtida

Obrigado @OpenJournalSolutions! Optamos pela segunda opção e deu certo!!!

Prezados, estou com mesmo problema, porém, a revista que editoro não utiliza volume, apenas número. Como posso configurar, para conseguir gerar o DOI?

Muito obrigado

@abalf Qual a versão do OJS que estão utilizando?
Basta acessar as configurações do plugin do DOI e reconfigurar o formato que o sistema está utilizando para gerar os DOI. Se me indicar a versão consigo te passar o caminho exato.