Estou importando o core.min.js dentro do meu servidor da aplicação na pasta /usr/share/koha/opac/htdocs/opac-tmpl/bootstrap/en/modules/opac-main-custom.tt
Coloquei o [% BLOCK cssinclude %][% END %] no meu opac-main.tt e mexi na parte de ADMIN do koha, mesmo assim nao esta funcionando.
.Esta aparecendo na parte de fontes do DevTools mas quando clico para fazer as funcionalidades do site ele não funciona. Não esta dando erro 500 nem nada. As fotos abaixo é como estava e como deveria ficar
Oi @Vinicius_Farias,
No Koha, os arquivos .tt
(Template Toolkit) que você edita, como opac-main.tt
ou opac-main-custom.tt
, são renderizados pelo Perl antes de chegar ao navegador. Então algumas coisas importantes para o seu caso:
-
Local correto para incluir JS
O bloco que o Koha espera para incluir Javascript no OPAC não é o mesmo docssinclude
.
O correto é usar (noopac-main.tt
ou custom):[% BLOCK jsinclude %] <script src="/opac-tmpl/bootstrap/js/core.min.js"></script> [% END %]
Assim o Koha vai renderizar o JS no
<head>
da página final. -
Limpar cache do Koha
Sempre que você altera templates (.tt
), precisa limpar o cache do Koha:sudo koha-translate --clear-cache NOMEINSTANCIA
ou reiniciar o Plack:
sudo koha-plack --restart NOMEINSTANCIA
Se não fizer isso, o navegador continua vendo a versão antiga.
-
Limpando cache do navegador
Além do servidor, às vezes o CSS/JS fica preso no browser. Uma solução é abrir a URL do Koha em aba anônima, ou usarCtrl+Shift+R
(hard refresh) na aba usual. -
Console do navegador
Mesmo que não dê erro 500, olhe no Console (aba Console do DevTools). Pode estar aparecendo erro deUncaught ReferenceError
ouTypeError
, que indica que o script foi carregado mas não inicializou.
Mesmo que ocore.min.js
esteja carregando, se houver algum outro script com erro no console, isso pode travar a execução do restante. Vale também confirmar se as classes CSS do DSGov estão realmente sendo aplicadas. Se o CSS não foi incluso corretamente, os elementos até aparecem, mas sem a formatação esperada. -
Verificar logs de erro da aplicação
Verificar os logs de erro do Koha/Apache (ex.:/var/log/koha/NOMEINSTANCIA/opac-error.log
ou/var/log/apache2/error.log
), pois se algum template.tt
ou JS estiver quebrando, normalmente aparece registrado lá.
Em resumo:
- Coloque o
core.min.js
dentro de um[% BLOCK jsinclude %]
. - Limpe o cache do Koha.
- Limpe o cache do browser.
- Veja o console para mensagens de erro para conferir se não há outro JS quebrado e se o CSS do DSGov está sendo aplicado.
- Verificar logs de erro padrões da aplicação
Pelas imagens que você mandou, não consegui entender exatamente como estava e como deveria ficar. Se puder compartilhar aqui um trecho do HTML que você adicionou (dos elementos mostrados nas imagens), eu consigo testar no meu localhost assim que tiver um tempinho, porque tenho interesse em ver como incluir o tema do gov.br no Koha.