Falha na pesquisa do catálogo

Olá, estou com um problema na busca dos registros. Os registros pararam de recuperar na pesquisa. Nada aparece na busca (conforme imagem). O problema ocorre tanto na interface administrativa, quanto na pesquisa do OPAC. Anteriormente a busca funcionava normalmente. Pelos relatórios ainda é possível acessar os registros.
Pedi para a TI executar os comandos de rebuild do zebra (koha-rebuild-zebra -f -v), porém não retornou nenhum erro e o problema continua. Alguém saberia como corrigir isso?

Versão do sistema: 23.11.06
Módulo onde acontece o erro: Pesquisa

Desde já agradeço!

1 curtida

Boa tarde Julia! Para identificar a causa desse erro eu tenho algumas duvidas:

  • Esse problema de recuperação de registros aconteceu após algum processo, ação ou atualização no sistema?

  • Você ainda consegue criar novos registros ou acessar registros antigos no seu acervo sem realizar a pesquisa (acessando a aba de empréstimos dos usuários ou em alguma outra aba)?

1 curtida

Boa tarde, Paulo!

Estavamos com um problema de instabilidade do sistema (volta e meia caía, além de estar lento). De acordo com nossa TI, o problema acontecia após volume elevado de requisições ilegítimas (directory listing), resultando em um esgotamento de recursos computacionais no servidor. O sistema foi reestabelecido (apesar de continuar lento), mas não sei quais procedimentos a TI realizou. Uma semana depois, iniciou este problema na pesquisa. Não sei dizer se um problema está relacionado ao outro.

Sim, ainda consigo criar novos registros e acessá-los (tanto os antigos quanto os novos) através de relatórios, do carrossel que temos no nosso OPAC, na aba de empréstimos. Mas a pesquisa não funciona em lugar algum do sistema.

Entendi, nesse caso o problema realmente é o zebra, você pode tentar reiniciar utilizando os comandos:

koha-restart-zebra *nome_da_instancia*
koha-rebuild-zebra -f -v

Ou utilizando os seguintes comandos:

koha-stop-zebra *nome_da_instancia*
koha-start-zebra *nome_da_instancia*
koha-rebuild-zebra -f -v

Caso ainda não esteja funcionando é possível que tenha ocorrido uma corrupção no processo de indexação então você pode tentar deletar diretórios do zebra da sua instancia e reindexar novamente (recomendo que faça uma cópia/backup dessas pastas antes da deleção por garantia):

sudo rm -rf /var/lib/koha/nome_da_instancia/zebra/biblios
sudo rm -rf /var/lib/koha/nome_da_instancia/zebra/authorities
koha-rebuild-zebra -f -v

Acredito que esses comandos resolverão o problema, caso contrário talvez seja alguma configuração na aba administrativa do koha ou algum conflito entre o zebra e outro serviço.

3 curtidas

Muito obrigada, Paulo!
Com estes comandos, nossa TI conseguiu solucionar o problema :pray:

2 curtidas