Ficha de leitor

Depois de terem sidos criados campos de preenchimento obrigatório na ficha de leitor, como faço para retirar essa obrigatoriedade?

Essa ficha de leitor é a planilha bibliográfica em MARC? Se sim, é no módulo Administração > Planilhas.
Ou o cadastro do usuário/leitor? Se sim, quais campos você deseja tirar a obrigatoriedade?

Olá Ingrid. Quando criamos inicialmente a ficha do leitor, a mando do antigo chefe, foram criados por outro colega que já não está connosco, campos de preenchimento obrigatório como é o caso das habilitações literárias e a profissão. Entretanto a chefia da nossa biblioteca mudou e esta não quer estes dois campos obrigatórios. Por mais que eu procure, não encontro onde retirar essa obrigatoriedade. Um colega informático, que não percebe nada do koha, tentou mas em vão.

Entendi sua dúvida!

Vamos verificar por partes para tentar conseguir uma solução! :grinning:

  1. Vá ao módulo Administração > Configurações globais do sistema
  2. Pesquise por BorrowerMandatoryField (conforme a imagem).

  1. Em seguida, veja quais campos estão configurados como obrigatório.
    No exemplo abaixo, existem dois campos obrigatório o Sobrenome(surname) e Número do cartão(cardnumber).

Com relação aos dois campos citados por você, habilitações literárias e a profissão eu não sei onde eles ficam na ficha do leitor. Acredito que por conta da tradução em Pt_BR, eles receberam outro nome, diferente da tradução Pt.

Por isso, peço que me envie um print screen da tela do Koha para me mostrar onde esses campos estão no momento de registro do leitor.

Se eu tivesse que chutar um local para esses campos, no meu Koha em Pt_BR, seria na seção “Gestão da biblioteca” (imagem abaixo). Os campos Ordem 1 e Cargo :

Fico aguardando a captura de tela.

Ingrid, aqui vai o printscreen:

Pela localização dos campos, eles devem estar na configurados na preferência do sistema BorrowerMandatoryField.
Siga o passo a passo abaixo, para retirar a obrigatoriedade.

  1. Vá ao módulo Administração > Configurações globais do sistema
  2. Pesquise por BorrowerMandatoryField (conforme a imagem).

  1. Em seguida, veja quais campos estão configurados como obrigatório. No exemplo abaixo, existem dois campos obrigatório o Sobrenome(surname) e Número do cartão(cardnumber). Basta, apgar os nomes dos campos para que deixem ser obrigatórios durante o cadastro.