Fui fazer um backup e o OJS saiu do ar

Boa tarde!

Pedi para a equipe de TI aqui da empresa fazer um backup de um de nossos periódicos. O cara baixou os arquivos, exportou o banco de dados em SQL e Excel. Quando abri o site da revista, dizia que o SEER está em manutenção. Não alteramos nenhum arquivo. Alguém já passou por isso? :cold_sweat:

Ola @kaue

Será que o pessoal não editou teu arquivo config.inc.php na diretiva:

 installed = Off  

Quando deveria ficar

 installed = On

Podes passar a URL de tua revista para vermos?

Abs
Israel

1 curtida

E aí Israel, tudo bom?

Percebemos aqui em tempo que a equipe clonou a pasta no servidor para fazer um backup e, ao invés de renomear o clone, renomeou o original. :hankey:

1 curtida

Acontece … :wink:

Mas poderia ter sido pior, vai que apagam ao invés de renomear. (já fiz isso)

1 curtida

Israel!

Agora parece que fiz besteira mesmo.

Como ninguém se prontificou a fazer a migração, resolvi ler um pouco a respeito e arregaçar as mangas. Resultado é que não deu certo. Resolvi então deletar o resultado e jogar o backup físico que eu tinha salvo. Aparece a mesma mensagem de erro que apareceu da outra vez.

Olhei no config e o parâmetro acima está On. Além disto não sei mais nada :sob:

A revista fica em www.sociesc.org.br/producaoemofoco e www.producaoemfoco.org

Olá @kaue

A primeira coisa que chama a atenção é o fato do problema com caracteres, parece que teus arquivos de sistema estão com problemas de charset.
Não sei como colocaram essa mensagem de manutenção, mas isso é manual, pois não conheço um plugin que faça isso, principalmente nessa versão anterior que estás usando (2.2.4).

O que chamas de backup físico é o sistema de arquivos e o banco de dados? Como fizeste para reinserir teu BD?

Israel

Oi @israelcefrin!

Bom, eu sou um mero usuário, sem noção de TI.
Fiz seguindo os passos do manual de instalação da PKP:

  • Deszipei o pacote do 3.0
  • Fiz download do /public, /files e o config da versão 2.4 e joguei na pasta do 3.0
  • Deletei o conteúdo do servidor e substitui pelo 3.0

O problema maior é que eu náo tenho acesso/permissão às ferramentas necessárias para gerenciar tudo isso, porque a revista fica no mesmo espaço dos outros sites institucionais.

Minha ideia agora é comprar um espaço em um servidor alternativo, fazer uma instalação limpa via GitHub e inserir o banco de dados que eu usava até então… será que funciona?

Muito obrigado pela ajuda!

Abraços

@kaue

A atualização do OJS demanda que executes alguns comandos em terminal (que tenha acesso ao console SSH).
Além disso, não é viável passar diretamente de uma versão tão anterior para a 3.0 (sem dar problemas). Pois ocorreram atualizações de código e banco de dados entre estas versões que falaste.

O que eu aconselho: pegue uma hospedagem como da Digital Ocean, onde podes ter uma máquina por US$ 5,00 mês somente para ti e monta teu ambiente de atualização.
Foi o que fiz para atualizar uma das revistas que sou editor-gerente.

Caso precise de ajuda para configurar na DO, me chama no private que te mostro e ajudo a colocar um ambiente DEV no ar para poderes atualizar tua revista também.

Abraço

Israel