Indexação no Redalyc

Prezados, estamos iniciando tratativas para incluir nossas revistas no Redalyc. Inicialmente eles pedem o envio de uma edição no formato JATS XML para análise. Utilizamos ainda a versão 2.4.8 e não encontrei uma forma de gerar os arquivos solicitados diretamente pelo OJS.
Encontrei informações neste fórum a respeito de 2 procedimentos antigos, mas creio que estão em desuso.
Verifiquei também que eles disponibilizam a ferramenta Marcalyc para a geração dos arquivos e posteriormente utilização na revista.
A minha dúvida é, se o melhor caminho seria gerar primeiro os arquivos pelo Marcalyc e posteriormente agregá-los na revista ou utilizar algum outra ferramenta para a geração inicial na revista?

Agradeço antecipadamente,
Fabio Rosa

1 curtida

Olá @FABIOROSA,
o Marcalyc pede inicialmente um arquivo html para iniciar a marcação, então o que recomendamos (que é o caminho que fazemos geralmente com as revistas que atendemos) é gerar o arquivo paginado em qualquer programa de texto de sua preferência (Word, InDesign, etc), gerar o html a partir deste arquivo (a maioria dos programas tem a opção Salvar como > html) e então utilizá-lo para fazer a marcação no Marcalyc.
A partir do Marcalyc, após a marcação, você poderá exportar o artigo para diversos formatos, como o JATS, XML para SciELO e PDF.

Grato pela responda. Consegui fazer a marcação utilizando o Marcalyc. Bastante trabalhoso, mas enfim, consegui fechar uma edição para avaliação da Redalyc.

Obrigado.

Bom dia, estou no “marco zero” para inserir a revista no Redalyc. Se puderem me ajudar, ficarei muito feliz. O arquivo no formato html pode ter cabeçalho da mesma forma como é publicado em pdf na revista, ou deve ser um arquivo "limpo, só com o texto?

Olá @rfarias, você precisará salvar o artigo a partir da última versão editável, comumente a última versão do arquivo DOCx revisado e editado. No Word salve o artigo no formato HTML (não pode ser HTM e certifique que está salvando na codificação UTF-8).
Renomeie o arquivo que está com a extensão HTML para index.html. Compacte os arquivos que foram gerados ao salvar para HTML para um único arquivo ZIP.
Pronto, o primeiro passo foi feito. Agora é importar no Marcalyc e fazer a marcação do texto.

2 curtidas