Login loop, OJS não mantém a sessão do usuário

Olá!

Estou com um problema generalizado na instalação do OJS: vários usuários, em vários papéis, fazem o login e, a cada clique no sistema, precisam refazer o login. Desse jeito, alguns passos, como o peer review e configuração das revistas, ficam impossíveis de realizar. Já tentamos, até agora:

  • Desabilitar o session_check_ip;
  • Limpar caches e cookies;
  • Utilizar outros navegadores.

Nenhuma das tentativas deu resultado. Estranhamente, usuários que acessam o sistema via 4G têm experimentado menos esse problema (isso quando o experimentam). Alguém tem alguma ideia de como fazer para resolver isso? O OJS que usamos é versão 2.4.8-3.

Obrigada.

1 curtida

Paula,

É o caso típico da configuração session_check_ip ativa. Você explicitou que a desativou, mas talvez seja interessante conferir mais uma vez.

Como esta versão do OJS não é mais suportada, a PKP recomenda fortemente a atualização para o OJS 3.

1 curtida

Oi, Diego!

Conferi de novo, mas está desativada, mesmo. Tem alguma outra ideia do que possa ser?

Olá @pmelo

Conforme o @Diego_Abadan comentou, o ideal seria atualizar a versão do seu OJS. Porém, se isso não é viável no momento eu recomendaria que conferisse em seu arquivo config.inc.php o parâmetro session_lifetime e no seu servidor web como está o PHP configurado com a diretriz gc_maxlifetime.

Vi também que você está utilizando a versão 2.4.8-3, seria viável ir para a versão mais recente desse release ao menos?
2.4.8-5 => https://pkp.sfu.ca/ojs/download/ojs-2.4.8-5.tar.gz

Isso deixa até mais em conformidade para quando fores para as versões mais recentes. Lembrando que não é possível ir direto da 2.4.x para a 3.3, é necessário ter um passo intermediário pela versão 3.2 ou 3.1.

Um abraço
Israel

1 curtida

Pessoal, é isso mesmo. A versão 2.x do OJS é bastante antiga e já apresenta muita incompatibilidade com plugins e bugs já não mais previstos ou com suporte da PKP. Para vocês terem ideia, a versão 3.0 do OJS foi lançada em 2017, a versão 2 foi lançada em 2005! A versão mais segura e estável hoje é a 3.2.1.4. Façam as atualizações de forma escalonada, tenham várias correções de bugs automaticamente com isso. Dessa forma vocês terão mais facilidade, transparência editorial e segurança com os dados de DOI, por exemplo. Vários plugins já estão nativos na nova versão e vocês podem adicionar outros.

Entrem em contato com a TI institucional!
Aqui está o Guia da versão OJS 3. Aqui estão as novidades, funcionalidades e informações importantes para atualização do sistema.

https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1112

Complementando, essa é a posição oficial da PKP (https://pkp.sfu.ca/ojs/ojs_download/):

O duplo destaque (vermelho e negrito) mostra o quanto não é mais incentivado o uso das versões 2.x