Migração do Biblivre para Koha

Olá!

Estamos tentando migrar nossa biblioteca municipal do biblivre V para o Koha 22.11 (última versão).
Como modo de teste, subimos num server interno pra ver se nos adaptamos.
Maquina de teste 1: Mint 22
Máquina de teste 2: Debian

O nosso biblivre exporta: relatórios em pdf e backups em b5bz.
O b5bz pode ser aberto com o winzip (no caso dos windows) e dentro temos arquivos b5b.

No Koha só é aceito formato Marc.

Confesso que estou me batendo há alguns dias com isso, testei (mas tenho pouco conhecimento com ambos) o Marc Edit e o OpenRefine, mas nenhum deles lê o b5b ou quando lê, faz o procedimento corrompido.

S


IMG_20230322_073441
IMG_20230322_073404

Oi manditasma,

Não será um procedimento fácil, mas pelo menos as informações do Biblivre já estão em formato MARC e isso irá facilitar a migração.

Você terá que extrair os arquivos de exportação .b5bz

Dentro da pasta, terão vários arquivos. Eu consegui encontrar os arquivos de registros no single.data.b5b (utilizei o Notepad++ para abrir o arquivo). Procure a linha ‘COPY biblio_records (id, iso2709, material, database, created, created_by, modified, modified_by) FROM stdin;’
Nela estarão os seus registros no formato MARC

image

Você pode copiar esses registros para o notepad++ e salvar como .mrc
E depois utilize o MARCEdit para quebrar o .mrc em .mrk.
Assim que fizer as edições e correções (opcional), salve novamente em .mrc.
Você vai conseguir importar o .mrc no Koha usandos as ferramentas de importação

Qualquer dúvida, pode me escrever: trmurakami@gmail.com

Tiago

3 curtidas

Só complementando. É necessário retirar as informações a mais da linha e só ficar com o registro MARC. No início da linha, tem o número de registro e um tab. Tem que ser excluído. Assim como no final da linha, depois do tab, tem outras informações. Depois de excluídas essas informações, dá para quebrar o MARC no MARCEdit.

3 curtidas