O OJS não foi capaz de comunicar com o serviço do ORCID

Prezados (as),
Após a atualização do protocolo de segurança HTTPS, do Portal de Periódicos da UFBA, nossos autores não estão conseguindo vincular sua conta ORCID ao OJS. Ao seguir os passos para confirmar a autoria, vinculando o ORCID à submissão no OJS, aparece a seguinte mensagem de erro: “O OJS não foi capaz de comunicar com o serviço do ORCID. Por favor contate o gestor da revista indicando o seu nome, ORCID ID e detalhes da submissão.”
Segue anexo print da tela de erro.


A versão do sistema que estamos utilizando é a 3.2.1.4
Tenho o Perfil de ADM do Portal
Link público do portal de periódicos: https://periodicos.ufba.br/
Agradeço antecipadamente vosso auxilio

Olá @pbarroso,
Pede para o responsável do cadastro atualizar os dados de configuração no Orcid, pois lá deve estar como http ainda.

Olá @AntSoftSystems, obrigado pela resposta.
No nosso caso verificamos que o endereço não mudou nesta atualização do certificado de segurança pois já havia o “s” do ssl ativo.
Ficaremos gratos caso tenha alguma outra orientação.

1 curtida

Boa tarde.
A Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental esta com o mesmo problema. Não fizemos nenhuma alteração nas configurações, elas ja vêm duncionando sem problema algum, contudo, faz 3 dias que recebo mensagens de autores relatando a impossibilidade de autorização de seus ORCIDs. Importante destacar que a pagina do ORCID diz que está passando por uma manutenção desde o dia 21 de agosto, basta saber se essa manutenção é a responsável pelo problema. Estamos aguardando ate a proxima segunda feira para reenviarmos email com l8nk de autorização.

Boa tarde, estamos com o mesmo problema. Alguém conseguiu saber se ja voltou ao normal? Obrigada.

Boa tarde. Infelizmente, até agora, nada. Já fizemos de tudo, desde a modificação do ssl e reconfiguração da API. Acho que teremos que atualizar o Orcid Plugin. Tudo funcionava perfeitamente, de repente começou a ter esse problema. Difícil essa vida de Editor(a).

@Carlos_Silva e @Lissandra_Cavalli, é necessário debugar o erro para que encontremos pistas do que pode estar acontecendo internamente. Sugiro que peçam que o suporte técnico habilite a opção show_stacktrace = on e display_errors =on no arquivo config.inc.php. Assim o servidor deve apresentar os logs.

Bom dia. Obrigado @bernardo , vou passar essa informação ao setor de TI da UNIRIO, darei o retorno assim que possivel.

1 curtida

Bom dia @bernardo e demais colegas do Forum! Gratidão a todos pelo auxilio!
@bernardo repassei essa orientação nosso Ti e após habilitar o log de erros, o site apresentou os erros a seguir:
Warning: Illegal string offset ‘pt_BR’ in /var/www/html/seer/ojs3/lib/pkp/classes/core/DataObject.inc.php on line 133
Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /var/www/html/seer/ojs3/lib/pkp/classes/core/DataObject.inc.php on line 133.

Segue anexo print da pagina de erro:

1 curtida

@pbarroso, obrigado pelas informações. Peça também ao pessoal para encaminhar os logs do servidor. Lá teremos mais pistas do que está acontecendo.

Pessoal, vocês continuam tendo este problema? Aparentemente o problema foi resolvido. No entanto, tem acontecido de depois que o autor ou autora inserir os dados para login no ORCID não aparecer nada na tela do OJS confirmando o vínculo - simplesmente a tela de login do ORCID fecha e a tela do OJS continua com a mesma aparência (sem aparecer o vínculo). Mas quando verifico o usuário no sistema como gerente da revista, o vínculo foi feito.

Bom dia. Continuamos com o mesmo problema, até agora não conseguimos reverter. @revistaronai , por favor, poderia nos informar o que o pessoal da TI de sua revista fez para resolver o problema? Poderia nos informar qual a versão do plugin ORCID de vocês?

@pbarroso , bom dia. Você conseguiu resolver o problema do ORCID em sua revista?

Boa tarde @Carlos_Silva e colegas! Infelizmente ainda não conseguimos resolver. Irei solicitar ao nosso TI que encaminhe os logs do servidor conforme orientado por @bernardo

Boa tarde @bernardo ! Vc quer que solicite ao pessoal do Forum ?

Boa tarde @bernardo e colegas,
Segue log de erros encontrados em nosso servidor:
Warning : Illegal string offset ‘pt_BR’ in /var/www/html/seer/ojs3/lib/pkp/classes/core/DataObject.inc.php on line 133

Warning : Cannot assign an empty string to a string offset in /var/www/html/seer/ojs3/lib/pkp/classes/core/DataObject.inc.php on line 133

Estamos utilizando o OJS 3.2.1.4
Portal de Periódicos da UFBA: https://periodicos.ufba.br/

1 curtida

Olá boa tarde,

Qual a versão do PHP estão utilizando?

1 curtida

Boa tarde pessoal,

Encontrei essa thread em inglês que um usuário teve um erro parecido Errors like "Illegal string offset" and locales - #3 by Oberdan - Software Support - PKP Community Forum

Traduzindo uma parte interessante:

Algumas configurações são localizadas (locale deve ser como xx_YY), são aquelas para os quais você pode inserir dados em vários idiomas, como a assinatura do usuário.

Outras configurações não estão localizadas (locale deve estar vazia/nula), esses são aquelas para os quais os dados não são específicos do idioma (por exemplo, o ORCiD).

Em resumo, eu não tenho certeza em qual tabela que devem ser checados os dados, pode ser em article_settings, journal_settings ou user_settings (no caso do ORCID, acho mais provável ser a tabela de configurações do usuário). Mas basicamente, existem dados com locale inválido no banco de dados de vocês e eles devem ser corrigidos manualmente.

Ainda achei mais threads com problemas similares, acho que vale dar uma olhada e ver o que foi discutido:

Por fim, em uma outra thread Illegal string offset 'en_US' - #7 by darkswitch - Software Support - PKP Community Forum indicam que é possivelmente a versão do php e sugerem atualizar para a versão 8.

Espero que alguma dessas sugestões ajudem vocês.

3 curtidas

Boa tarde a todos (as)! @mirelecosta estamos utilizando a versão do PHP 7.2.34

1 curtida

Obrigada pelas orientações @rebecamoura ! Irei repassar para nosso TI
Gratidão!

1 curtida