[ojs 3.2.1-1] Problema com e-mails, nem todos recebem as notícias

Oi pessoal,
um usuário relatou o seguinte problema no nosso ojs 3.2.1-1:

  1. Quando seleciono a opção “[ ] Enviar e-mail de notificação para todos os usuários registrados” o procedimento não é concluído;
  2. Mas, mesmo o procedimento encontrando-se inconcluso, e-mails são disparados para alguns dos cadastrados na plataforma da revista (não todos);
  3. Os editores, também cadastrados como autores, não recebem o e-mail disparado da seção de “notícias”;
  4. Os e-mails disparados não apresentam conteúdo, ou seja, as notícias seguem em branco, mesmo tendo sido preenchidos todos os campos pertinentes à seção;
  5. A seleção dos destinatários, pela Plataforma, não parece obedecer a nenhum critério regular, pois, os e-mails (sem conteúdo, volto a frisar) ora chegam a alguns pareceristas, ora a outros, ora a alguns autores, ora a outros. Eu, como editor-assistente, recebi apenas uma vez a mensagem, e mesmo assim, em branco, embora tenha feito cerca de 10 tentativas. Já um dos editor-gerente, não recebeu nenhuma mensagem dentre as muitas que enviei".

O que eu gostaria de saber se este tipo de situação é decorrente de alguma configuração mal feita no nosso portal de periódicos ou se o problema pode estar em blacklists ou outras questões de servidores. Vocês saberiam me dizer?

Recentemente, configurei o smtp para parar de aparecer a palavra SPAM na caixa de entrada. Para algumas revistas, funcionou, mas para outras, os e-mails continuam vindo com essa de marcação de SPAM. Poderia ter alguma relação?

Por fim,
assim está nossa configuração de smtp:
allow_envelope_sender Ativado
default_envelope_sender ojsadmin@periodicos.ufes.br
time_between_emails 3600
max_recipients 10
require_validation Desativado
validation_timeout 14

Esses itens estão corretos? Alguma dica?

Obrigado desde já pela atenção.

1 curtida

Estou usando a versão OJS 3.2.0.3 e tenho o mesmo problema.

Olá Pessoal,
Há um problema no recebimento de e-mail em massa pelo OJS, principalmente se você não tem um IP dedicado. O problema é que em geral os e-mail enviado são por IP compartilhado e acaba sendo recusados pelo Hotmail, Outlook, Yahoo, Gmail. Os três primeiros campeões de rejeição. Então é importante implementar as políticas SPF, DKIM e DMARC, nos servidor de e-mail, o que já ajudaria, mas o IP dedicado resolveria em quase 100% os problemas.
Precisando podem contar conosco
AntSoft Systems On Demand
(21)9-9385-9538
https://www.antsoft.com.br/OJSHome

1 curtida