OJS não envia e-mail

Tenho duas instalações diferentes, OJS 3.1.2-4 (produção) e 3.2.1-4 (teste)

Nenhum deles está enviando e-mail

As configurações estão corretas

; Use SMTP for sending mail instead of mail()
  smtp = On

; SMTP server settings
  smtp_server = smtp.gmail.com
  smtp_port = 465

; Enable SMTP authentication
; Supported mechanisms: ssl, tls
  smtp_auth = ssl

Quando qualquer artigo é enviado, ele não envia uma notificação por e-mail. Uma caixa de mensagem de erro rosa aparece.

Troquei a porta no arquivo config.inc.php para 587 e não resolveu.

Já verifiquei a conexão pelo telnet smtp.gmail.com 465 - Então a conexão foi recusada.
telnet smtp.gmail.com 587 - Tenho 220 de retorno

Mensagens de log de erros

[Mon May 31 18:53:26.432988 2021] [php7:notice] [pid 5861] [client xxx.xxx.xxx.xxx:xxx] SMTP connect() failed. Troubleshooting · PHPMailer/PHPMailer Wiki · GitHub, referer:

Olá @andersonvm,

Tenta usar essas configurações mas muda o url do smtp server:

smtp_server = ssl://smtp.gmail.com

Abraço,

José Carvalho

Veja o que diz a documentação oficial do PKP (https://docs.pkp.sfu.ca/admin-guide/en/email#configuring-the-system-to-use-gmail-smtp)

; Use SMTP for sending mail instead of mail()
smtp = On

; SMTP server settings
smtp_server = smtp.gmail.com
smtp_port = 465

; Enable SMTP authentication
smtp_auth = ssl
smtp_username = "user@gmail.com"
smtp_password = "password

Olá, @josekarvalho
Tentei fazer o que você me sugeriu, mas não deu em nada. Continua com o mesmo erro.

A configuração está correta, assim como mostra neste link que você me envio.

@andersonvm,

habilite a diretiva show_stacktrace = On localizada na seção [debug] no arquivo config.inc.php e simula algum envio de e-mail e verifique no log se aparece informações mais detalhadas no sistema.

Em complemento, o envio de e-mail via SMTP do Gmail necessita de algumas configurações adicionais.
Dê uma olhada nestes links:

Muito obrigado, @diegojmacedo.

Ao habilitar essa diretiva eu achei o problema.

Usamos CentOS 7 aqui. Não sei porque cargas d’água, a diretiva httpd_can_sendmail estava em Off

Executando o comando setsebool -P httpd_can_sendmail 1, resolvi o problema.

O mais exótico nisso é que estava habilitado até semana passada… não sei o que houve.

1 curtida

Olá @andersonvm,

bom que conseguiu resolver o problema e compartilhar a solução adotata! :grinning:

Abraços!

1 curtida

Bom dia, @diegojmacedo.

Acho importante compartilhar para que os outros consigam resolver também caso passem por isso.

A propósito, gostaria de saber se tem algum curso sobre o OJS, me refiro a área de TI. Sou técnico de TI da UFOP.

@andersonvm,

Então, ainda não temos um curso especifico para o pessoal de TI sobre OJS. O que a gente disponibiliza são orientações gerais que a TI consiga realizar os procedimentos importantes como instalação, manutenção e atualização, porém, sempre antenado no que a PKP orienta.

O OJS funciona em multiplataformas como Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X etc. Portanto, é difícil a gente detalhar cada caso, principalmente nas configurações e gerenciamento do sistema operacional (SO) onde está hospedado o OJS. Portanto, indicamos que o técnico esteja familiarizado com o SO para que seja mais tranquilo gerenciar o OJS.
Igual o caso que você enfrentou acima, creio que aconteceu algo pontual relacionado ao SElinux, não sabemos ao certo.

Creio que seja interessante a TI participe ativamente na comunidade do PKP, pois todas as decisões e ações de desenvolvimento são realizados por lá, bem como, a maior fonte de informação sobre resoluções de problemas estão registradas lá também, e além de participar ativamente do nosso fórum. Dessa forma, a equipe de TI vai se especializando no OJS.

@diegojmacedo,

Eu tenho cadastro no fórum da PKP. Já interagi la mais de uma vez inclusive.
Acho que a maioria das instalações utilizam servidores Linux. Mas, temos diferentes distribuições que geralmente são utilizadas, tais como CentOS (que infelizmente será descontinuado pela Red Hat), Debian e Ubuntu Server.
Acredito que tenham aqueles que se aventuram com o Slackware e o OpenSUSE.
O problema enfrentado é relacionado ao SElinux sim.

Estamos utilizando a versão 3.1.2-4, mas estamos organizando para atualiza para a 3.2.1-4 ou 3.3.x.
Não atualizamos ainda pois há algumas diferenças entre a 3.1.x e a 3.2.x em relação a versionamento dos artigos, o fluxo editorial e o template e classes css mudaram. (Me corrija se eu estiver errado)

Uma outra pergunta: você saberia me dizer se a 3.3.x já está bacana pra uso? Tem muita mudança nela?

Aproveitando o ensejo, teria como eu fazer uma instalação do zero e apenas aproveitar os dados que eu tenho nessa nova instalação? Me refiro a, instalar, por exemplo, a versão 3.1.2-4 que usamos no momento e aproveitar o banco e os arquivos.

Agradeço sua atenção e cordialidade.

@andersonvm, respondido aqui: