Pesquisa por tipo de autoridade

A pesquisa de autoridade não está funcionando quando eu seleciono o tipo de autoridade. O sistema só recupera se eu deixar em “Default”.

O que pode ser?

Daiane, você pode enviar capturas de tela do módulo Sobre o Koha as abas: Informação do servidor, Módulos Perl e Informação do sistema.

Não consegui identificar o erro. Se possível, exporta alguns registros de autoridades e tenta visualizar no software MarcEdit se aparece o campo 942$a.

Tenta olhar na planilha de autoridade se no campo 942$a está preenchido Campos Koha corretamente.

Ingrid,
Verifiquei o 942 e não havia subcampo, inclui o $a conforme imagem que você enviou. Testei a pesquisa e não funcionou. Resolvi olhar como estava o 942$a em “Default”, já que eu fiz as outras autoridades a partir da planilha do “Default” e ele também não tinha o $a, mas a pesquisa está funcionando, conforme expliquei inicialmente.

Realmente a planilha Default não possui o 942$a, pois nela você pode inserir qualquer autoridade, isto é, nome pessoal, entidade coletiva, assunto, data etc.

A imagem que eu te enviei é da planilha de Assunto=TOPICAL TERM, quando você seleciona recupera?

Então, talvez eu não tenha sido clara, eu configurei foi o 942$a da planilha Topic_Term conforme a imagem que você me enviou, mas ainda não recupera. Alguma outra sugestão?

Você tentou realizar a busca selecionando a opção Pesquisa no registro inteiro?

Parece que todas as suas autoridades estão catalogadas na planilha Default, então o Koha não sabe em qual o campo principal buscar.

Quais tipos de autoridades você tem na sua base? Só assunto?

Olá Daiane.
Acredito que as autoridades estavam todas em “default” porque antes não existia o campo 942 $a, usado para classificar as autoridades.
Agora você incluiu o 942 $a na planilha, certo?
Depois de ter feito isso, todos os registros que serão catalogados vão apresentar a opção de preencher o 942 $a.
Mas vc precisa incluir o 942 $a nos registros que já foram catalogados.
Para descobrir se esse é mesmo o problema, sugiro que você adicione duas novas autoridades, e preencha o 942 $a desses novos registros para ver se eles aparecem na pesquisa.
Depois de incluir os registros, e antes de pesquisar por ele, também sugiro que vc solicite à TI a realização da reindexação do zebra, pelo comando abaixo (substituindo o ‘instancename’ pelo nome da instância do Koha em questão):
$ sudo koha-rebuild-zebra -f -v instancename

Oi Ingrid,
Por enquanto, assunto e nome pessoal. A pesquisa estava sendo feita pela aba “Search main heading ($a only)”. Se eu mudar de Default para Assunto e em seguida selecionar a aba “Pesquisar registro inteiro”, o sistema volta para Default.

Ítalo,
Fiz o que você me falou, mas o sistema não está preenchendo sozinho, você sabe dizer qual o plugin que tenho que escolher para esse campo ser preenchido automaticamente? Eu não consegui identificar pelas opções.

E sobre a reindexação do zebra, como sei qual é o ‘instancename’?

Daiane,

Algumas perguntas:

  1. Quando seleciona a aba “Pesquisar registro inteiro” volta pro Default depois que você clica em Enviar?
    Ex. Você seleciona Topic_term e Pesquisar registro inteiro, clica em Enviar e a busca volta pro Default e
    Search main heading ($a only) sem aparecer nenhum resultado.

  2. As autoridades foram migradas ou catalogadas?

Daiane, para saber o ‘instancename’, o comando abaixo pode ser usado:
$ sudo koha-list --enabled
Esse comando exibe o nome da instância do koha que está sendo utilizada.

  1. Desculpe, acabei de perceber que eu tenho que selecionar a aba primeiro, depois o tipo de autoridade. Eu estava selecionando Topic_term e Pesquisar registro inteiro, nesse momento, antes de clicar em Enviar, a opção Topic_term voltava pra Default. Mas se eu selecionar a aba primeiro, dá certo. Enfim. Ele continua apresentado “Nenhum resultado”

  2. Eu migrei o catalogo, e conforme estou incluindo os exemplares, estou aproveitando para incluir os termos nas bases de autoridade.

Você sabe dizer qual o plugin que tenho que escolher para que o campo 942$a ser preenchido automaticamente?

Ok. Vou salvar isto!

Daiane, em relação a sua pergunta. No campo LEADER de cada planilha está configurado ou deveria estar o Plugin marc21_leader_authorities.pl ele que informa pro 942$a qual é o tipo de autoridade.

Dúvidas:

  1. Você criou as planilhas de autoridade ou já tinha após a instalação?
  2. Mesmo você selecionando a planilha TOPIC_TERM para catalogar ainda não encontra nada? Ou é só as que estão no Default?
  3. Você conseguiria exportar todas as suas autoridades (no módulo ferramentas) e me encaminhar por e-mail?

Envia também um print da tela de busca, como o exemplo abaixo:

Ingrid,
Seguem as respostas:

  1. As planilhas já existiam, eu só as editei para criar os subcampos que não existiam.
  2. Ainda não encontro nada. O sistema recupera pelo filtro “Default”, mas quando você vê o resultado, lá aparece o tipo de autoridade. (ver imagens a seguir)
  3. Enviado!