Vi que para exportar os arquivos do SEER para enviar ao CrosRef, eu preciso já ter publicado a edição. Minha dúvida é se eu consigo fazer o mesmo procedimento sem que a edição seja publicada, para que eu possa colocar nos arquivos o número do DOI e em seguida publicar a edição.
oi @Milton_Shintaku ,
de forma breve a resposta é não.
o OJS já gera automaticamente os nomes DOI dos artigos quando estes são agendados/associados a uma edição, mesmo antes da edição ter sido publicada.
E os torna visiveis no momento da publicação da edição, mesmo antes dos metadados dos nomes DOI terem sido depositados e processados.
isso interefere em duas premissas importantes no uso do DOI, que são:
- a URL indicada nos metadados depositados junto ao DOI devem apontar a endereços válidos (por isso que ao depositar os metadados no sistema DOI a edição já deve estar publicada);
- nomes DOI visíveis nos materiais publicados (edição e artigos) já devem ter sido depositados no sistema, de forma que quando o usuário clicar sobre o nome DOI ou consulta-lo no sistema, ele será encontrado.
mas o OJS apenas oferece o mecanismo de exportação/depósito dos metadados no sistema DOI após a publicação da edição
o procedimento mais adequado seria
- publicar a edição, sem os nomes DOI;
- atribuir os nomes DOI aos documentos, mas ainda sem torna-los visíveis, e depositar os metadados;
- após os metadatos terem sido depositados e processados, tornar visíveis os nomes DOI junto aos artigos e na edição/volume.
mas o procedimento possivel no OJS é:
- publicar a edição com nomes DOI, já visíveis;
- depositar os metadados.
No tempo entre a publicação da edição, depósito e processamento de metadados, os nomes DOI serão visíveis e inválidos, mas esta é a solução existente.