Problema ao inserir DOI no Lattes (DOI inválido)

Recentemente recebi o DOI da minha publicação e quero inserir ela no lattes.

http://dx.doi.org/10.9734/ajrid/2020/v4i130139

Embora o DOI esteja válido, o Lattes não está reconhecendo. Seria um bug do Lattes? Ou o DOI demora para ser reconhecido?

Está com cara de bug, possivelmente por conter uma barra (/) no sufixo deste DOI.

Sugiro questionar o suporte técnico do CNPq, pois se o DOI está ativo, o Lattes deveria aceitá-lo.

1 curtida

A CrossRef (uma agência que atribui os DOI) recomenda que os DOI sejam exibidos assim, para serem mais facilmente utilizados por visitantes casuais, mas tecnicamente o DOI é apenas “10.9734/ajrid/2020/v4i130139”. Experimenta que vai funcionar.

Como @Diego_Abadan disse, tecnicamente não deveria haver “/” além dessa primeira que separa o prefixo do sufixo. Existe uma técnica na informática para codificar caracteres especiais como “/”, mas tanto os navegadores Web quanto a Plataforma Lattes são espertos o suficiente para adivinhar quando a gente deveria ter codificado e não codificou.

1 curtida

Bem observado @leonardof sobre o DOI a ser inserido no Lattes, sem a URL. Pode ser algo bem mais simples e não um bug.

Quanto a segunda barra, apesar de não ser usual, é permitida pela Crossref.
Este é o conjunto de caracteres permitidos: “a-z”, “A-Z”, “0-9” e “-. _;()/”

Aqui tem exemplos de DOIs com sufixos complexos:

Particularmente, sugiro sufixos mais simples e do último bloco simpatizo apenas com tracinho e ponto.

2 curtidas

Rapaz… estava pensando se valeria a penar me cadastrar nesse fórum para resolver meu problema, e realmente valeu a pena! Hahaha, muito obrigado.

Obrigado também @Diego_Abadan :+1:

1 curtida