Problema com o plugin do Sword no OJS 3.1.2 ao exportar para o Dspace 6.3

Seguimos o manual: http://labcoat.ibict.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/Item-11-Digital-1.pdf
e também de: GitHub - pkp/sword: Allow Journal Managers and (optionally) Authors to deposit articles via the SWORD protocol

Habilitamos o protocolo Sword e Swordv2 no Dspace 6.3
Configuramos os pontos/coleções para depósito de revistas do OJS 3.1.2.

No OJS, em administração → configurações do Portal, precisamos habilitar o plugin Protocolo SWORD.
Após esssa habilitação, seguimos para a revista escolhida e em configurações do site, na ABA PLUGIN, habilitamos o SWORD Deposit Plugin para está revista.

Após habilitarmos o plugin para a revista, exibi-se uma nova ABA: Protocolo SWORD Configurações, no qual, conforme o manual e também o site:http://wiki.ibict.br/index.php/Configurar_protocolo_SWORD_nos_sistemas_DSpace_e_SEER/OJS

Deveria aparecer um menu para inserirmos as configurações dos pontos/coleções para depósito.

Porém, conforme imagens abaixo, o plugin não exibe nada e fica com uma mensagem de carregando infinitamente. Não habilitando o(s) menu(s) para configurações.

Alguém pode me ajudar a resolver este problema?

Rafael Pinheiro
UFMS

1 curtida

Prezado Rafael,

O referido manual foi desenvolvido para versão 2 do OJS, portanto, algumas funcionalidades devem estar diferentes para versão 3.

pela imagem enviada, aparentemente a instalação do plugin não foi realizada com sucesso. Acredito que internamente existe uma mensagem de erro que informa o problema.
Peça para o seu suporte técnico verificar a mensagem de erro no servidor e realizar a correção para vocês.

Quando o plugin está instalado corretamente é para aparecer para configurar o ponto de depósito, conforme as imagens a seguir.

1 curtida

Observei que no log apresenta: ojs2: DB Error: Table ‘BANCO.deposit_points’ doesn’t exist

Tentei instalar a versão Release Compatibility release for OJS 3.1.2 · pkp/sword · GitHub (que é a mesma que já está instalada), porém continua o mesmo erro e ainda não consegui uma solução.

@rafael_pinheiro,

então, o plugin não está sendo instalado corretamente aí no servidor, pois quando o plugin é instalado são inseridas duas tabelas no banco de dados a deposit_points e a deposit_point_settingsconforme o schema.xml https://github.com/pkp/sword/blob/v1.0.2-0/schema.xml .

  • Certifique que servidor Web (apache) tenha permissão de leitura e escrita em todo diretório plugins e refaça a instalação. . O apache tem que ser capaz de gravar nessa pasta também.
1 curtida

Instalar o plugin manualmente
wget wget https://github.com/pkp/sword/releases/download/v1.0.2-0/sword-v1.0.2-0.tar.gz

Extrair
tar -xvf sword-v1.0.2-0.tar.gz -C novo

Apagar arquivos anteriores
rm -R …/sword

Mover novos arquivos
mv novo …/sword

Alterar dono
chown www-data:www-data …/sword/*

Para instalar plugin manualmente, via comando, dentro do seu OJS WebServer [SWORD plugin problem - Software Support - PKP Community Forum]
php /var/www/lib/pkp/tools/installPluginVersion.php /var/www/plugins/generic/sword/version.xml

No meu ainda continuava com problema, então verifiquei no banco, na tabela ‘versions’ que tinha 3 entradas iguais do SwordPlugin (marjor,minor,revision,build,product,product_class_name)
Então apaguei as versões mais antigas (date_installed). Após isso o plugin funcionou, mostrando a tela que não aparecia.

2 curtidas

Olá @rafael_pinheiro ,

Obrigado por compartilhar a solução adotada.
Acredito que isso ajudará os demais colegas que estejam com problemas na instalação de plugins.

1 curtida

Agora, caso possua a informação, novo PROBLEMA:
No DSPACE está configurado, porém qual a configuração correta para a coleção no OJS.

Coleção de teste: …/handle/123456789/4578
Minha dúvida é: Qual caminho devo colocar na opção URL do ponto de depósito e USUÁRIO e SENHA?

Já tentei colocar na URL do ponto de depósito:
DSPACE_SERVER/sword/servicedocument ou
DSPACE_SERVER/swordv2/servicedocument ou
DSPACE_SERVER/sword/deposit ou
DSPACE_SERVER/swordv2/deposit ou
DSPACE_SERVER/sword/collection ou
DSPACE_SERVER/sword/collection/123456789/4578

Mas nenhuma dá certo.
e em usuário e senha, já tentei a minha de acesso ao OJS e ao DSPACE e nada também, existe alguma senha padrão?

Em autenticação, é a Basic, nas configurações?
Tem que habilitar o on-behalf-of.enable nas configurações do sword/swordv2?

Teriam alguma sugestão, ideia?

1 curtida

@rafael_pinheiro,

Desculpe por não ter respondido, pois não tenho uma instância do dspace que eu possa realizar os testes. Acredito que o protocolo do sword nessa versão do dspace é swordv2, portanto, deve-se usar esse parâmetro. O usuário e senha, se eu não me engano, é configurado no arquivo de configuração do sword no Dspace.

Tu conseguistes avançar nisso?

1 curtida