Prezados, bom dia.
Recentemente atualizamos a plataforma OJS 3.2.1.4 para 3.4.0.8 e percebemos que a submissão de novos artigos não está sendo iniciada.
Ao clicar em “Fazer nova submissão”, a plataforma redireciona para a página de “Diretrizes Gerais para os autores”, sem abrir a Lista de Verificação.
Notamos que tivemos problema também com a tradução na versão 3.4.0.8 e talvez por isso o tópico Lista de Verificação não aparece e não conseguimos habilitar novamente as submissões.
Instalamos o Plugin de Tradução e habilitei o mesmo, porém, mesmo assim a Lista de Verificação ou / Checklist ainda não está visível.
Caso algum membro do fórum tenha alguma orientação, agradeceremos imensamente!
1 curtida
@andreluizdetoledo as seções estão habilitadas para recebimento das submissões? E na parte de Configurações> Fluxo de trabalho> Submissões> Lista de verificação, tem conteúdo no idioma que a revista trabalha?
1 curtida
Boa tarde Bernardo, tudo bem?
Acessando a conta Administrador trago as telas para responder suas perguntas:
- As sessões estão sim habilitadas. Os checkboxes estão desativados para “Inativo”.
- Sobre a Lista de verificação, não está visível na aba Submissão:
- Sobre Idioma, envio essas duas telas para tentar mostrar a configuração que temos aqui:
- Há uma tela de Traduções, que fiz um filtro sobre item “check…” que tenho dúvidas se deveriam estar preenchidas.
Inclusive no arquivo “config.inc.php” foram removidos comentários e configurações inativas para que pudéssemos visualizar alguma mudança, além da limpeza do cache indicada para casos de problemas na atualização.
Desde já agradeço pela atenção.
@andreluizdetoledo, notei que, pela primeira imagem que você compartilhou, não aparece a seção “Lista de Verificação”. Sugiro que compare com a imagem que anexei na resposta anterior para identificar as diferenças. Poderia também informar como foi realizado o processo de atualização para a versão 3.4.0.8? Isso pode nos ajudar a entender melhor a situação e identificar possíveis causas para a ausência dessa seção.
1 curtida
@bernardo Ao comparar as figuras, a ordem está diferente e aqui falta a opção Lista de Verificação.
Segue o processo realizado pela equipe de TI:
- Atualizei do 3.2.1 direto para o 3.4.0-8 usando as instruções da SFU (How to Upgrade)
- Os problemas que tive no processo foram devido a troca do PHP da versão 5.x para o 8.x (tive que instalar alguns módulos a mais que não estava na instalação inicial) e MySQL para o MariaDB (problema da acentuação).
- Acho que foi do 5.x… mas sei que teve problema de versão velha do PHP. Pode ter sido do PHP 7.x
Exatamente, @andreluizdetoledo! É pela “Lista de Verificação” que as condições de submissão são apresentadas e exigidas dos autores. A ausência dessa funcionalidade no seu sistema pode estar relacionada ao processo de atualização, especialmente porque você mencionou ter feito um salto direto da versão 3.2.1 para a 3.4.0.8.
O PKP utiliza um sistema de versionamento no formato major.minor.revision-build, onde cada elemento indica o tipo de mudança esperada:
-
Major (ex.: 3.x.x): alterações amplas e estruturais que podem impactar profundamente plugins, configurações e a estrutura do sistema.
-
Minor (ex.: 3.3.x): mudanças significativas, mas com impacto menor do que as versões major.
-
Revision (ex.: 3.3.3): atualizações com melhorias e novas funcionalidades, mas com poucas mudanças que afetem a estabilidade.
-
Build (ex.: 3.3.3-3): atualizações de correção sem alterações em banco de dados ou configurações.
O salto direto da versão 3.2.1 para a 3.4.0.8 representa uma atualização muito grande, com várias alterações estruturais e funcionais entre as versões. Essas mudanças, ao serem aplicadas de uma só vez, podem causar problemas, como a ausência de funcionalidades importantes, além de possíveis erros de compatibilidade.
A recomendação oficial do PKP é realizar as atualizações de forma escalonada, ou seja, versão por versão. No seu caso, seria mais seguro voltar para a 3.2.1 em um ambiente de teste e, a partir dela, seguir para a 3.3.x antes de avançar para a 3.4.x. Isso permite que as alterações sejam aplicadas gradualmente, reduzindo a possibilidade de erros e garantindo que todas as funcionalidades sejam configuradas corretamente.
Lembre-se de realizar as atualizações sempre em um ambiente de teste antes de aplicá-las no sistema de produção. Assim, é possível verificar a estabilidade e corrigir problemas antes que eles impactem os usuários.
Espero ter ajudado! 
1 curtida
Prezado @bernardo já encaminhei as orientações para a equipe técnica.
Desde já agradeço pela atenção e disponibilidade quanto a orientação escalonada de atualização, que poderá ajudar outros usuários.
Ótimo 2025!
1 curtida
Prezado @bernardo, bom dia!
Fizemos o recomendado:
Do 3.2.1 para o 3.3.0-20 onde apareceu o checklist mas aí, ao atualizar para o 3.4.0-8 seguindo o roteiro do PKP (How to Upgrade) o checklist sumiu.
Alguma orientação para esse cenário?
Desde já agrademos.
1 curtida
@andreluizdetoledo precisamos de mais informações para poder entender o que está acontecendo. No servidor e no console devem ter erros. Peça que a TI encaminhe os logs.
Obrigado!
1 curtida
Prezado @bernardo , organizamos os log’s em arquivo zip. Não apareceu nada estranho no log de erro. Seguem os screenshots das versões 3.3 (com checklist) e 3.4 sem o checklist.
A versão 3.4 não possui a lista de verificação. Ela tem uma caixa de texto em Orientações para o autor onde o editor vai preencher os critérios da submissão e, no processo de submissão, o autor vai ter somente uma caixa para marcar dizendo que seguiu os critérios.
Entre em Orientações para o autor na sua instalação 3.4 e verifique se na atualização foram transportados para o novo campo os itens que anteriormente estavam na sua Lista de verificação.
À disposição.
2 curtidas
Prezados da @OpenJournalSolutions paralelamente, verificamos que o formulário de Nova Submissão parou de funcionar após a atualização para 3.4. Por isso, voltamos para a 3.3…
Entendo. Aí não sei o que pode ser, teria que olhar o log de erros do servidor mesmo.
Pessoalmente, não estamos recomendando a versão 3.4 para nenhum cliente, seja da nossa hospedagem ou suporte, por ter vários ‘bugzinhos’ bem chatos. Além disso a versão 3.3 é a versão estável até janeiro de 2026, com possibilidade de ampliação dessa data.
Enquanto a versão 3.5 não sair e não for considerada estável (LTS), recomendo que fiquem com a versão marcada como LTS no site da PKP > Download and Install OJS - Public Knowledge Project
1 curtida
@OpenJournalSolutions outro detalhe é que na primeira oportunidade de testar a 3.4, havíamos conseguido instalar o plugin mostRead-master apenas com o formato (zip).
Ao voltar para a 3.3, liberando novamente as submissões, a instalação do plugin não finaliza, recebendo a seguinte mensagem: Arquivos deste tipo não podem ser transferidos.
Tentamos também o formato .tar.gz.
Algum procedimento específico para que seja possível essa instalação?
Agradecemos.
complementando o que o colega @OpenJournalSolutions disse, o caminho para definir o Checklist de submissão na versão 3.4 é: Configurações> Fluxo de trabalho: Orientações para autores> Condições para submissão.
Tendo isso, os autores verão esse campo ao fazer uma submissão.

Bom, sobre o plugin, a primeira pergunta é: o plugin é compatível com a versão 3.3 que vocês estão utilizando agora?
2 curtidas