Publicação de Volume em Atraso

Olá a todos!

Me chamo Eduardo Cormanich, sou Editor-Assistente da Revista Defesa e Segurança (RDS) vinculada à Academia da Força Aérea da Força Aérea Brasileira.

Assumi a gerência técnica da revista há pouco tempo e mesmo tendo já experiência com o OJS como Editor de Texto, Parecerista e Autor, ainda não havia me familiarizado com todo o processo, incluindo a etapa de Editoração e Publicação.

A situação atual da RDS é que ela se apresenta atrasada nas suas publicações (seu último número publicado foi o volume 5, publicado no ano de 2021, referente ao número de 2020).

Eu entendo que, para atualizar a revista, eu precise publicar os volumes 6 e 7, referentes, respectivamente, aos anos de 2021 e 2022, o que poderia ser descrito por vol. 6(2021) e vol. 7(2022).

Contudo, tais números serão publicados no ano corrente, de 2023.

Minha questão é: para o preenchimento tanto do cabeçalho dos artigos, como para a própria referência destes artigos, o ano que “contará” para a publicação será o relativo ao volume a que a edição faz referência, ou ao ano em que efetivamente aquele número foi publicado?

Para deixar mais claro: o autor que porventura tiver seu artigo publicado em alguns desses números atrasados, usará como referência o ano de 2023, ou o ano ao qual o volume faz referência?

Peço desculpas de antemão por, porventura, estar solicitando para uma dúvida muito básica. Porém, confesso que não encontrei no fórum ou em alguma outra fonte da internet qualquer informação a respeito.

Desde já agradeço o auxílio.

A versão utilizada pela RDS é o OJS 3.3.0.11
Link da Revista:
https://revistaeletronica.fab.mil.br/index.php/afa/

Prof. Me. Eduardo Luis Cormanich
2º Ten QOCon MPS
Adjunto da Coordenadoria de Publicação

1 curtida

Olá, @revista_defesaeseg, ao preencher os metadados do volume que será publicado, você indicará nos campos de volume e ano, os dados do ano de sequência da Revista (2021 e 2022, no caso). Ao fazer a referência dos artigos, é necessário indicar os dados da edição de forma corrente (ou seja, volume, edição e ano) e a data de publicação, que essa sim será de 2023. São metadados diferentes: informações de periodicidade da revista e data de publicação.

3 curtidas

Muitíssimo obrigado pelo esclarecimento Bernardo. Fico feliz e satisfeito em ter minha dúvida acolhida pela comunidade.
No que mais puder ser útil, estou à disposição.

1 curtida

Olá!
Na verdade, do ponto de vista ético, você não pode publicar em 2023 um artigo e dizer que é de 2021 ou 2022.
O correto é você colocar v. 6 (2023).

@marcelareinhardt, boa tarde! Obrigado pelo seu apontamento. Como eu disse ali na resposta, estamos falando de duas coisas diferentes: ano de corrência e periodidade e ano de publicação. O ano de publicação será 2023. O ano, volume e demais informações de periodicidade mantém o de corrência do periódico.

1 curtida

Obrigado @marcelareinhardt e @bernardo pelas informações.

Contudo, ainda persiste a seguinte dúvida: além da inclusão dos metadados referentes às edições anteriores (indicando a sequência exata do periódico), no cabeçalho do volume 6, eu colocarei “(2021)” ou “(2023)”?

E complementando a pergunta: mesmo que o número do cabeçalho do artigo seja colocado como referente a 2021, por exemplo, “vol 6, n.1, jan-dez de 2021”, ainda sim, poderia o artigo ser citado como “FULANO, 2023”?

Me permitam adentrar a discussão. O ano de publicação é 2023 conforme escreveu @bernardo. Entretanto o artigo pertencerá ao volume 6 de 2021 e portanto, essa informação é a que vai no artigo, ou seja, mesmo sendo publicado em 2023, os artigos pertencem a um volume, que deveria ter sido publicado em 2021 e com isso a informação correta é vol 6, n.1, jan-dez de 2021 e Fulano, 2021.

2 curtidas

Obrigado William pela informação e por sua contribuição. No que depender de mim, sinta-se a vontade para “adentrar a discussão” quando quiser.

Permita-me comentar sua resposta:

Entretanto o artigo pertencerá ao volume 6 de 2021 e portanto, essa informação é a que vai no artigo, ou seja, mesmo sendo publicado em 2023, os artigos pertencem a um volume, que deveria ter sido publicado em 2021 e com isso a informação correta é vol 6, n.1, jan-dez de 2021 e Fulano, 2021.

Eu já entendi que no cabeçalho do artigo terei de incluir as informações referentes ao volume como se ele tivesse sido publicado em 2021, no formato já destacado (“vol. 6, n.1, jan-dez de 2021”).

Contudo, me preocupa a questão referente à citação do autor, já que, como sabido, diversos concursos e seleções levam em conta a data de publicação dos artigos apresentados (por exemplo, dando pontos a publicações mais recentes e excluindo as antigas com mais de 5 anos).

Assim sendo, seria um pesar muito grande para o autor ter seu artigo publicado em 2023, com informações e pesquisa feitas de forma mais atuais, e ainda assim ter seu trabalho como se tivesse sido publicado há dois anos atrás. Eu temo que isto desencorajaria a publicação nesses números atrasados, tendo em vista que, no caso de nossa revista, não há um número suficiente de submissões.

Eu verifiquei em outras revistas, e algumas alternativas apresentadas e indicar a citação do artigo com o ano atual, por exemplo, preenchendo o cabeçalho com “2021”, mas informando que para citar o artigo, se use o ano de publicação atualizado, “Fulano. (2023)”.

O que acha(m) dessa solução?

1 curtida

@revista_defesaesegm, nas referências a data que é utilizada é do fascículo e não há previsão na norma para alterar pela de publicação. As datas serão do documento que está sendo indicado e não de quando este foi publicado. A citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte” (ABNT, 2002, p. 1) e faz correlação com a lista de referências, que indicará as informações do conteúdo consultado.
Colocar na citação o ano de publicação, como viu em outras revistas, não é correto. Inclusive, isso poderá impactar negativamente nas avaliações dos indexadores.
O certo é seguir o fluxo da revista para não haver furos na periodicidade.

Quem sabe, o ideal é estudar a forma de publicação para fluxo contínuo.

Bernardo, poderia me indicar quais normas você se refere em seu comentário? Seria, por acaso, as normas da ABNT?

Neste caso, infelizmente, o problema persiste, já que, segundo a documentação da Scielo, entre as alternativas elencadas para o fluxo contínuo, o que se prevê é que, mesmo o artigo sendo publicado em fluxo contínuo, ele deverá pertencer a algum volume em específico, seja ele um volume único anual, ou diversos volumes distribuídos ao longo do ano.

http://old.scielo.org/local/Image/guiarpass.pdf

Sim, @revista_defesaeseg, as normas da ABNT para citação e referência: 10520 e 6023, respectivamente.

1 curtida

Sim, no caso atual não há como corrigir. Os artigos que estão em atraso, ficarão em atraso.
Quis dizer de utilizar o fluxo contínuo a partir da publicação desses volumes para dar mais facilidade na gestão de artigos ao longo do ano.

1 curtida

Muitíssimo obrigado pelo auxílio Bernardo.

Contudo, as normas, como você bem disse, não fazem previsão neste caso, nem para “corrigir” o erro, nem tão pouco vetam a possibilidade de se citar o artigo de acordo com o ano em que realmente os artigos foram publicados, a despeito da referência ao ano do volume em que a revista foi publicada.

Contudo, você me conferiu uma ótima ideia: já que existe a possibilidade de se publicar em fluxo contínuo, o qual não necessariamente precisa ter indicado a qual volume pertence no momento em que se publica, mas apenas posteriormente; então pode-se pensar que ao se publicar um artigo, ele saia com o ano em que foi publicado - visando aqui, novamente, preservar o imediatismo da publicação para não prejudicar o autor.

Mas uma vez, muito obrigado pelo auxílio.