Recurso para audiodescrição

Olá! Existe algum plugin ou uma ferramenta compatível com o OJS para audiodescrição?
Grata,
Fernanda Oliveto - revista Biodiversidade Brasileira (BioBrasil)

1 curtida

Olá Fernanda!
O que tipo de resultado você se refere com algo desse tipo?
Pois qualquer coisas relacionada a audiodescrição no contexto de revistas científicas nos interessa.

Att,

@fernandaoliveto, imagino que você esteja falando sobre a possibilidade do conteúdo dos artigos serem narrados para quem acessa, é isso? Desconheço plugins que façam isso hoje no OJS, normalmente é alguma extensão ou software que está instalado no computador do usuário que faz a leitura de tela. Muitas revistas estão adotando a inclusão na área de composição final um áudio do artigo.
Para isso você precisa ter alguém que faça a leitura do material, com um áudio em alta qualidade, sem rúidos e ecos e aí é colocado em cada artigo.

Ainda sobre acessibilidade, existe o plugin VLibras, que pode ser instalado no portal, mas ele fará só a tradução do texto para Libras. Sobre isso você pode consultar aqui: Como inserir vlibras no OJS

Declaração de Acessibilidade do Tema Padrão do OJS 3.3+ disponível aqui: Declaração de Acessibilidade do Tema Padrão do OJS 3.3+

Boa noite, @bernardo! A ideia era tornar a revista mais integrada às tecnologias que promovem acessibilidade. É um requisito do Latindex e do DOAJ, por exemplo. Então, pensei que já tivesse sido desenvolvido algo nesse sentido, já que a maior parte dos periódicos utiliza o Open Journal System. Grata sempre!

1 curtida

Olá @fernandaoliveto

Tenho trabalhado com Accessibilidade para a PKP e pesquisado como retirar as barreiras de acessibilidade nas plataformas de publicação.

Referente à sua questão de áudio-descrição, esta técnica é aplicada geralmente a vídeos, onde ua trilha de áudio é adicionada ao material e serve para descrever aquilo que está implícito visualmente mas oculto a pessoas com alguma grau de deficiência visual.

O OJS não edita os arquivos finais da publicação, e um arquivo em formato audiovisual exigiria que tal trilha fosse adicionada em uma suite de edição de video própria para isso (ex. Première). O mesmo se aplicaria ao caso de legendas ou transcrições.Embora estas últimas possam ser adicionadas manualmente como uma galley suplementar de um arquivo em vídeo.

Fora isso, fiquei curioso sobre o requisito de acessibilidade do Latindex e do DOAJ. Estou procurando nos sites deles e só acho os requisitos padrão de disponibilidade online (Guide to applying – DOAJ). Você tem links para esse requisito referente a essas duas plataformas que citaste?

Abraço,
Israel

A título de curiosidade a RDBCI - Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (clique para acessar) faz a publicação dos artigos em mp3 além do pdf.

No meu entendimento, todo recurso visual não textual necessita de descrição ou audiodescrição para ser lida pelos leitores de tela.

Ainda não conheço nenhum recurso que tenha relação com audiodescrição no OJS.
A revista [re]Design, no qual atuo como editor, disponibiliza os documentos finais para serem acessíveis, PDF e HTML, inserindo conteúdo audiodescrito no que o leitor de tela não consegue fazer a leitura.
Isso porque temos em nossa equipe, roteiristas e consultores de audiodescrição que nos ajudam nessa parte das atividades.

Ola @lcbrito02

Eu me referia ao criterio de acessibilidade da W3C que se aplica a video gravado e o trabalho de sincronizacao necessaria a este conforme descrito no material de conformidade: Understanding Success Criterion 1.2.5: Audio Description (Prerecorded) | WAI | W3C