Relatório sql não salva

Boa tarde!

Está ocorrendo um erro quando tentamos gerar alguns relatórios. Colocamos os dados do sql, mas o sistema não salva o relatório. Não é em todos os relatórios que isso acontece. Alguns são gerados normalmente outros não.
Segue exemplo de um relatório que dá erro:

SELECT b.biblionumber, b.title AS ‘titulo’, ExtractValue(metadata, ‘//datafield[@tag=“856”]/subfield[@code=“u”]’) AS ‘URL’
FROM biblio b
LEFT JOIN biblio_metadata m USING (biblionumber)
WHERE ExtractValue(metadata, ‘//datafield[@tag=“856”]/subfield[@code=“u”]’) != ‘’

Ao tentar salvar o relatório aparece o erro “Esta página não está funcionando. Nenhum dado foi enviado por Koha.an.gov.br. ERR_EMPTY_RESPONSE”.

Estamos achando que o erro está na consulta sql.

‘//datafield[@tag=“999”]/subfield[@code>=“x”]’

Esse “x”, inicialmente achamos que pode ser um número relacionado ao i.barcode. Pode ser que essa informação que a consulta está buscando não existe ou esteja registrada de outra maneira, de modo que a consulta falha.

Olá, boa tarde.
Executei esse relatório, e consigo rodar no meu Koha sem problemas. Essa mensagem de erro, apontando para o campo 999 $x é estranha, pois o relatório não referencia o campo 999 $x em seu conteúdo. Por conta disso, acredito que possa ser alguma incompatibilidade da semântica do SQL com a versão do banco de dados utilizado. Criei o relatório abaixo, que tem a mesma funcionalidade, mas tentei utilizar algumas estruturas diferentes para testarmos a execução. Segue o código:

SELECT biblio.title AS ‘titulo’, biblio.biblionumber AS ‘biblionumber’, ExtractValue(metadata, ‘//datafield[@tag=“856”]/subfield[@code=“u”]’) AS ‘Link’
FROM biblio
LEFT JOIN biblio_metadata ON (biblio.biblionumber=biblio_metadata.biblionumber)
WHERE ExtractValue(metadata, ‘//datafield[@tag=“856”]/subfield[@code=“u”]’) != ‘’

Recomendo criar um novo relatório SQL no Koha, no módulo de relatórios, e tentar executar esse novo código.
Por gentileza, nos informe se a execução aconteceu sem problemas.
Atenciosamente,

1 curtida

Olá, ìtalo! Bom dia!

Fiz o teste e o erro persiste.

Bom dia.
O erro parece continuar ocorrendo. Essa mensagem é a mesma que aparecia na primeira tentativa? Os dois relatórios executam sem problemas nos Kohas que testei.
Será preciso investigar mais a fundo o que causa o erro de execução. A principio, recomendo duas verificações:

  1. Tentar executar a consulta SQL diretamente na database do Koha em questão. Fiz o teste também aqui, e a consulta é realizada sem problemas (lembrar de inserir ponto-vírgula ao final da query no banco de dados).

  2. Verificar os logs do Koha (localizados em /var/log/koha/nomeInstancia/) recomendo executar o relatório no sistema antes, e em seguida verificar qual dos arquivos de log foi atualizado com o erro causado pela execução.

1 curtida