[resolvido] Senha do banco de dados Mysql

Bom dia!
Inadvertidamente alterei a senha de acesso ao banco de dados pelo painel do servidor (como medida de segurança estava alterando todas as senha no meu servidor).
Resultado: Database connection failed!
Não sei como reverter para a senha anterior (que não tenho); ou como/onde inserir a senha nova - não sei como acessar.
OJS versão 3 - banco Mysql Linux
Muito obrigado por ajuda.

1 curtida

Boa tarde @emarcon

Para resolver o problema de conexão com o banco de dados do seu sistema OJS (Open Journal Systems) após a alteração da senha, você precisará atualizar a configuração do OJS com a nova senha do banco de dados. A seguir, detalho os passos que você pode seguir para corrigir este problema:

  1. Acessar o arquivo de configuração: O primeiro passo é acessar o arquivo de configuração do OJS, chamado config.inc.php, que está localizado na pasta raiz da sua instalação do OJS. Para acessá-lo, você pode usar um cliente FTP ou o gerenciador de arquivos do seu painel de controle de hospedagem.
  2. Editar o arquivo de configuração: Uma vez que você tenha acesso ao arquivo config.inc.php, abra-o com um editor de texto. Procure pela seção [database], onde você encontrará várias linhas de configuração relacionadas ao banco de dados, incluindo:
  • driver: O tipo de banco de dados, que deve ser mysqli para MySQL.
  • host: O endereço do servidor do banco de dados, geralmente localhost.
  • username: O nome de usuário do banco de dados.
  • password: A senha do banco de dados.
  • name: O nome do banco de dados utilizado pelo OJS.
  1. Atualizar a senha: Na linha correspondente à password, substitua a senha antiga pela nova senha que você configurou no banco de dados. Certifique-se de salvar as alterações no arquivo após modificá-lo.
  2. Verificar as permissões: É importante verificar se o usuário do banco de dados tem todas as permissões necessárias para acessar e modificar o banco de dados do OJS. Você pode verificar e ajustar as permissões através do painel de controle do seu servidor de hospedagem ou utilizando um cliente de banco de dados como o phpMyAdmin.
  3. Testar a conexão: Após salvar as alterações no arquivo config.inc.php, tente acessar seu sistema OJS novamente. Se tudo estiver correto, o erro “Database connection failed!” não deve mais aparecer, e você deve ser capaz de acessar o sistema normalmente.

Se após seguir esses passos você ainda enfrentar problemas, pode ser útil verificar se o servidor do banco de dados está operacional e se não há nenhum problema de rede ou configuração que esteja impedindo a conexão.

Espero que essas instruções ajudem a resolver o seu problema. Se precisar de mais assistência, não hesite em perguntar.

3 curtidas

Boa tarde Lucas!
Segui as instruções, e deu certo. Acesso e funcionalidade reestabelecida.
Problema resolvido.
Muitíssimo obrigado!!

1 curtida

De nada. Estamos aqui pra ajudar, disponha.

1 curtida