Serviço de Divulgação Científica para Revistas

Live Ibict: Divulgação Científica no Brasil e os 20 anos do Canal Ciência

No próximo dia 10/08, às 16h (horário de Brasília), acontece a Live Ibict, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que irá discutir a ‘Divulgação Científica no Brasil e os 20 anos do Canal Ciência’, com as presenças de Douglas Falcão da Silva (MAST/MCTI), Leda Cardoso Sampson Pinto (Ibict) e Ronnie Fagundes de Brito (Ibict).

De acordo com os organizadores, “houve um tempo em que se imaginava que para divulgar Ciência e Tecnologia bastaria o domínio sobre o conhecimento em si, disposição para simplificá-lo e, em seguida, “informar” e “passar” o conteúdo. Caberia às pessoas apenas “’absorver” tudo que os cientistas estariam dispostos a “transmitir” e que tudo ficaria mais fácil a medida em que as populações alcançassem mais anos de escolaridade. Hoje sabemos que a Divulgação Científica é uma prática social que depende de um emaranhado de fatores individuais e do contexto social-histórico e político”.

Neste sentido, os participantes vão discutir as questões que envolvem o cenário da Divulgação Científica no Brasil, com foco nos 20 anos do Canal Ciência, serviço de divulgação científica do Ibict, considerado um dos portais pioneiros na Internet nacional em fazer a ponte entre ciência, tecnologia e a sociedade brasileira. A live será transmitida ao vivo no canal do YouTube do Ibict em https://www.youtube.com/watch?v=aixC1UNfJuE.

Confira a biografia dos participantes:

Douglas Falcão Silva

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Educação pela University of Reading/UK (2006). É tecnologista sênior do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCTI desde 1988, onde ocupou o cargo de Coordenador de Educação em Ciências entre 2005 e 2013. Foi Diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCTI) de 2013 a 2016. Atua em pós-graduações na área de popularização e divulgação de ciência. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem em museus de C&T, inclusão social e C&T e na produção e avaliação de recursos educacionais em museus de C&T. Atualmente é o Presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC).

Leda Cardoso Sampson Pinto

Possui graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2003) e Ph.D. na Universidade de Cambridge (2007). Servidora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) desde 2009, atuando na área de popularização da ciência, principalmente com formulação, execução e acompanhamento de políticas públicas de popularização da ciência e inclusão social, análise e acompanhamento de projetos. Foi Coordenadora de Projetos e Espaços de Divulgação Científica e Coordenadora-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência substituta (interina de dezembro/2016 a outubro/2018). Desde 2020 trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), como Chefe da Divisão de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia e coordenadora do Canal Ciência, portal de divulgação científica do IBICT. No Canal Ciência coordena a elaboração e publicação de novos conteúdos de divulgação científica, a atualização dos conteúdos existentes no portal e a participação em eventos, além de coordenar projetos e pesquisas na área de divulgação científica.

Ronnie Fagundes de Brito

Bacharel em Sistemas de Informação, mestre e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em Mídia e Conhecimento na Educação e Acessibilidade. Atualmente é tecnologista no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia realizando pesquisa e desenvolvimento em sistemas para gestão da informação e divulgação científica.

1 curtida