Bom dia,
Sou editor executivo da Brazilian Journal of Wood Science. Sou novo no fórum.
Um autor enviou um email questionando a duplicação dos dados quando o DOI é inserido no Lattes. São 6 autores e quando o DOI é puxado no Lattes aparecem 12 autores e 12x a filiação dos mesmos.
Verifiquei no XML e os dados não estão duplicados. Foi inserida apenas uma vez o nome de cada autor. Alguém já teve algum problema similar ou sabe como resolver isso?
O DOI em questão é o 10.12953/2177-6830/rcm.v8n2p54-63
Obrigado.
1 curtida
Já vi outros problemas com a Lattes na hora de puxar dados do DOI. Provavelmente apenas entrando em contato com eles para resolver, dado que na Crossref está correto.
abraço,
Diego
@Diego_Abadan
O problema persiste. É um bug na platafoma Lattes.
Espero que logo resolva. Recebo todos os dias reclamações dos autores, tanto
de artigos com o prefixo DOI registrado por nós da Letra1, como pela SciELO.
Ronaldo Machado
Letra1 Serviços Editoriais
Recentemente vi nova reclamação semelhante. Alguém teve notícias?
Bom dia. Também estou com o mesmo problema. Mas apenas meu nome nos autores está duplicado.
1 curtida
@Emanoel_Chequetto, procure o Editor da revista para que ele possa verificar o XML do registro do DOI na plataforma.
Olá pessoal,
Alguém pode me ajudar por favor?!
Eu fazia todos os registros do DOI de forma manual pelos site da Crossref, e nuca tive problemas, no entanto, passei a usar o OJS, desde então todos os registro têm sido emitido pelo plugin da Crossref pelo OJS. Aparentemente os depósitos estão ativos e ao buscar o DOI no site da Crossref está tudo ok, mas quando o autor colocar o DOI na plataforma Lattes a sequencia de autores não aparece.
Por fim o problema parece ser na forma de interpretação do Lattes com os depósitos enviados pelos OJS.
Se alguém puder me ajudar por favor, pois nem o meu TI não sabe resolver! Estou arrependido de estar usado esse OJS!
Att,
Prof. Dr. Ricardo Pablo Passos
@RicardoPabloPassos, boa noite!
Revisei o registro DOI e consultei o site da revista, e realmente, não há autores vinculados ao artigo. Isso parece ter ocorrido devido a uma inconsistência no preenchimento do campo de autor. No XML do DOI que você enviou, todos os nomes dos autores foram cadastrados apenas como “sobrenome”:
</titles>
<contributors>
<person_name contributor_role="author" sequence="first">
<surname>Olavo Quintino Candido Mariotini Valim</surname>
</person_name>
<person_name contributor_role="author" sequence="additional">
<surname>Laís Ribeiro Narciso</surname>
</person_name>
<surname>Alana Zenilda Thomaz Sacht</surname>
</person_name>
<surname>Andressa Lima dos Santos</surname>
No OJS, o correto é cadastrar os autores da seguinte forma:
- No campo “Sobrenome”, apenas o último nome, que será o nome de citação.
Acredito que essa seja a causa da ausência de reconhecimento de autoria pelo sistema Lattes, já que ele se baseia na formatação de citação associada aos autores.
Também observei que os autores não aparecem na citação da própria revista. Para resolver, sugiro verificar se os autores estão corretamente cadastrados no OJS com o nome de citação no campo “Sobrenome”.
Para solucionar, será necessário despublicar os artigos, revisar os metadados de autoria e, em seguida, publicá-los novamente. Além disso, o DOI precisará ser redepositado para corrigir os dados. Se o problema continuar, recomendo que a equipe de TI da revista examine os logs de erro do sistema para identificar possíveis inconsistências adicionais.
Agradeço
Já atualizei e revisei, mas o erro continua para alguns DOIs e já outros funcionam,
Esse no lattes funciona foi lançado manualmente:
10.36692/V16N2-99R
Esse já não funciona no lattes (não encontra os autores)
10.36692/V16N2-115R
Esse funciona no lattes via sistema OJS automático (encontra os autores)
10.36692/V16N2-114R