Subtitulo de artigo em OJS3 não capturado pelo DOI

Israel Cefrin, a partir de qual versão do OJS3 foi resolvido o problema do DOI capturar o subtítulo do artigo, a ponto de ser mostrado no Lattes, quando cadastrado lá? Um editor que está na versão 3.2.0.2 está reclamando que isto está acontecendo com autor que publicou em sua revista. Poderia nos dar uma luz a este respeito? Eu me lembro que te notifiquei a respeito deste problema e vc ficou de acertar isso com o PKP - mas eu não me lembro a partir de qual versão. Acredito que outros editores tenham tido o mesmo problema…

Suely de Brito Clemente Soares
suelybcs@contentmind.com.br
55 19 99767-1039

1 curtida

parece que foi corrigido a partir do OJS versão 3.1.2-2:

2 curtidas

Olá @suelybcs

Confirme com os editores se além de terem atualizado o OJS eles estão com a versão atualizada do plugin. Caso seja necessário também é possível usar o patch disponível na issue que abri no repositório citada pelo @fgnievinski.

Abraço
Israel

1 curtida

Israel, grata pelo retorno! a revista em questao esta na versao 3.2.0.2 - qual o link para o plugin nesta versao? []s suelybcs

Olá.

Considerando que a versão usada é a 3.2.0.2, essa correção já não deveria vir por padrão? Já que ela foi aplicada em uma de 2019.

Olá @suelybcs

Confirme se foi feito uma atualização usando o pacote tar ou via git clone. No segundo caso já teria de vir todo o código atualizado. Se tiver sido um pacote tar.gz apenas confirme que não copiado por cima de nenhum código anterior e o plugin já deveria funcionar.

Um abraço
Israel

Olá @joaoeliezyo

Se esta é a versão, então já está incorporada a correção como podes ver no repositório:

Abraço
Israel

Por acaso o problema apareceu quando o DOI foi usado para acrescentar o artigo ao Lattes?

Na RBMFC usamos ainda o OJS 3.1. Quando o subtítulo do artigo não apareceu no Lattes de um autor, eu saí conferindo os metadados. Em resumo, o problema estava no Lattes.

A CrossRef registra título e subtítulo separadamente, e o OJS 3 parece ter aprendido a usar isso. Tanto na CrossRef quanto na ORCID, quando os dados dão importados automaticamente da CrossRef, título e subtítulo estão presentes, mesmo se o subtítulo não aparecer por padrão.

A Plataforma Lattes só tem um campo “título”, tanto no formulário de entrada de dados do artigo quanto em seu XML. E quando usamos o DOI para acrescentar o artigo ao currículo Lattes, o subtítulo não é incorporado ao título.

Tentei relatar isso aí CNPq em maio, mas não tive retorno. A única forma de contato que encontrei é tão leiga em ciência da informação que me exigiram que eu colocasse o XML de exemplo dentro de um PDF. Não tive confirmação se minha mensagem chegou ao setor competente, muito menos se há previsão de correção.

Se alguém do fórum conhecer alguém do desenvolvimento da Plataforma Lattes, peço a gentileza de conferir se estão trabalhando no problema.

Parece que a forma mais segura de garantir que o subtítulo não será ignorado, independente do software usuário (Lattes, Zotero, etc.), seria não usar o campo subtítulo e incorporar seu conteúdo no título.

Prezados,

Tivemos atualização na versão e foi informado que esses dados de subtítulo estavam agora resolvidos.
No entanto, na recuperação dos metadados do lattes e ORCID ainda não está aparecendo o subtítulo. Poderiam me ajudar se precisamos de alguma configuração?

Desde já agradeço!

@MONICA_PAIVA1,tudo bem?

Qual versão do OJS vocês estão utilizando? Como estão as configurações do plugin DOI? Como vocês estão preenchendo os metadados de título e subtítulo das publicações?

Precisamos de mais informações para ajudar, estou procurando nas comunidades.

Olá @bernardo !!

A versão do OJS 3.3.0.10.
As configurações estão conforme a terceira opção: Use o padrão informado a seguir para gerar sufixos DOI. Use %j para iniciais da publicação, %v para o volume, %i a edição, %Y para o ano, %a para o ID do artigo OJS, %g para o ID da composição OJS, %f para o ID do arquivo OJS e %p para o número da página (ISSN.%Yv%vn%i).
O preenchimento está conforme o sistema, artigo, titulo e subtítulo em seus respectivos campos.

1 curtida

@MONICA_PAIVA1, você consegue visualizar os XML da Crossref no OJS? precisamos verificar se o campo de subtítulo está vazio em todas as publicações que tem esse metadado. Caso positivo, é necessário ajustar no banco de dados…talvez ele esteja como “null”.

Olá, @bernardo !!
Os títulos e subtítulos estão preenchidos corretamente no XML.
Sabe informar se tem outros problemas com essa recuperação do DOI no lattes ou ORCID?

você pode me informar um número do DOI para que eu faça alguns testes?

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID31793

Um exemplo seria esse, que temos título e subtítulo

1 curtida

@MONICA_PAIVA1, realmente esse é um problema externo ao OJS. Verifiquei alguns xml’s da sua revista e tudo me parece ok. Ainda não achei na comunidade e nem na plataforma de Dúvidas do Lattes algo parecido.
Vou acionar alguns colegas e volto assim que tivermos outras informações.

Obrigado!

1 curtida

no ORCID tá tudo certo

1 curtida

Olá, @bernardo !!!

Muito obrigada! Aguardarei!

Abraço!

1 curtida