Teste de Stress do Koha

Bom dia!

Devido a nossa demanda de atender não só a Secretaria de Educação, como tambem a BNB,fizemos testes de carga (stress) de modo a aferir a capacidade de atendimento a alta demanda do Koha.

Para isso foram feitos :

A) Otimização da configuração do servidor de banco de dados; O servidor teve as suas configurações básicas ajustadas conforme o seguinte assistente de otimização: https://github.com/major/MySQLTuner-perl/tarball/master.

B)MariaDB: Dimensionado quando no momento da otimização. Sem isso quase nada da memória do servidor seria utilizada e haveria muitos problemas de concorrência com muitos acessos.

C)Servidor WEB: a configuração padrão demonstrou estar bem dimensionada;

D)Servidor CGI da linguagem PERL: também pareceu ter boa escalabilidade em relação a múltiplos acessos sem apresentação de erros, ressalvado o problema de alto uso de CPU reportado mais abaixo.

Encaminho abaixo a anexo planilha com alguns resultados dos testes de carga.
O fator predominante na capacidade de atendimento à demanda foi o uso de CPU da linguagem PERL. Mesmo com oito processadores no servidor, a vazão média do servidor foi de apenas três requisições por segundo.

1 curtida

Então podemos concluir que a lentidão do Koha em razão de Multiplus acesso , pode estar relacionado ao excesso de uso da CPU por parte da linguagem do Perl?

Victor, acabei de testar uma busca simples e ele levou quase 5 segs para responder.

Bom dia,
Você já publicou o seu relato no koha@lists.katipo.co.nz É uma lista internacional. Se tiver alguma resposta favor publicar. Tenho interesse em saber a resposta.
Victor

Prezado, preciso de ajuda com relação a esses testes.
Estou implementando o Koha em uma biblioteca sem infra de rede adequada.
Foi destinada pelos responsáveis de TI um terminal que será utilizado como servidor para 2 operadores e 4 terminais de consulta.
Independente da configuração de hardware dessa maquina, necessito mensurar a capacidade de carga dela… Ou seja, preciso saber se ela me atenderá ou não com objetivo de dimensionar os serviços ofertados na biblioteca e a minha necessidade ideal.
Você poderia me indicar onde conseguir um guia de testes ou me instruir sobre como realizá-los?
Desde já agradeço.

Boa noite Caio,
Não entendi bem se os testes que você deseja fazer são os exemplos demonstrados pelo Embatelli. Se puder esclarecer, poderei te ajudar de maneira mais eficaz.

Ainda assim, vou te deixar um link com um passo a passo que explica os testes iniciais a serem feitos no Koha. Nesta mesma página, há informações sobre o que será necessário para a instalação e o seu funcionamento: Antes de você começar

1 curtida

Thaiane, boa tarde
Muito obrigado pela disponibilidade.
Estamos implementando o Koha em uma biblioteca de pequeno porte.
Por aqui temos uma infra precária e obsoleta e, diante dessa certeza, preciso mensurar quais são as limitações de funcionamento do Koha em um terminal utilizado como servidor…
O guia que você me passou dá uma noção de consumo de memória RAM, mas precisava ter apoio também sobre os requisitos de hardware para os plugins, que são muitos por sinal!
Existe alguma bateria de testes que possa apoiar um diagnóstico?
Isso impactaria diretamente na construção dos serviços
Por exemplo, necessito saber se essa maquina suportaria a concorrência de dois catalogadores simultâneos juntamente com um determinado número de acessos à OPAC.
Mais uma vez agradeço pela atenção!