Tradução do Koha

Olá, sou do Nut-SECA, um Núcleo de Pesquisa da UFRN. Nós conseguimos instalar o Koha, porém no momento de escolher o idioma só apareceu a opção de inglês. Achamos que teria como resolver isso depois de completado todo o processo mas agora não conseguimos colocar ele em português. Até onde notei a instalação do pacote de tradução foi completo.Como podemos mudar o idioma?

Olá. Primeiro você precisa instalar a linguagem no servidor da instalação do Koha. Esse procedimento é simples. Com o seguinte comando, é apresentada uma lista com o código de todas as linguagens disponíveis:

$ sudo koha-translate --list --available

Após escolher a linguagem, você deve usar o seguinte comando para instalar:

$ sudo koha-translate --install

Depois de instalar, é preciso habilitar a nova linguagem. Na interface administrativa, você entra em More > Administration > Global System Preferences. Na lateral da página, busca a aba “I18N/L10N”, e altera a linguagem em “language” e “opaclanguages”.

Você pode obter mais informações no link:
https://wiki.koha-community.org/wiki/Installation_of_additional_languages_for_OPAC_and_INTRANET_staff_client

Muito obrigado, vou testar sua solução

Deu certo, muito obrigado

1 curtida

olá,
O software no meu sistema foi traduzido, mas as opções dos módulos não foram traduzidas.Como posso traduzir?

A tradução do Koha pode ser feita pela equipe de TI diretamente no código, mas não recomendo.
Se você puder ajudar na plataforma de tradução Portuguese (Brazil) | Koha Translation Project

Olá, tenho interesse em colaborar com a tradução do Koha. Fiz meu cadastro na plataforma e gostaria de saber quais são as orientações para quem quer colaborar.

Marx, no momento não conseguimos estabelecer um grupo de trabalho com as bibliotecas usuárias do Koha no Brasil. Então, a discussão está de maneira informal, porém acredito que podemos utilizar esse mesmo tópico para fazer discussão de termos. Para a versão 22.11, o Tiago Murakami fez um grande esforço e conseguiu resolver várias strings.

Há alguns meses, a versão do Koha usado no IFPB foi atualizada e muita coisa ficou sem tradução e algumas das traduções estão confusas. Verifiquei que agora estamos usando a versão 21.11, então já podemos atualizar a tradução no nosso servidor?

A versão que está 100% em português é 22.11, então você não conseguirão atualizar a tradução, pois o arquivo de tradução da 21.11 ainda não foi completamente traduzido.

Se for viável, vocês podem atualizar a versão do Koha, mas a questão é que completamos a tradução essa semana, acredito que tenha um tempo entre terminamos a tradução na plataforma Pootle e os arquivo ficar disponível para atualização.

1 curtida

Entendi! Então vou tentar corrigir a tradução que verifiquei na nossa versão.