Usando mais de um tema no DSpace 7.6

Bom dia, pessoal

Me foi pedido para alterar a página do item simplificado de uma comunidade específica. Pesquisei na documentação e encontrei isso aqui.

Estou com uma dúvida sobre como usar, ao mesmo tempo, mais de um tema.

Inicialmente, pensei em fazer uma cópia do diretório [dspace-angular]/src/themes/custom
para [dspace-angular]/src/themes/meu-novo-tema. O problema é que esse diretório é gigante, ele contém todos os componentes disponíveis. Não faria sentido copiar tudo, pois apenas um componente deve ser alterado.

Vi que é possível remover diretórios do tema e torná-lo mais enxuto, porém não sei como ficariam os arquivos lazy-theme.modules.ts e o eager-theme-module.ts com apenas um componente em uso.

1 curtida

@robertogb03 boa tarde,

Nesse caso, você não precisa copiar todos os arquivos do tema custom somente aqueles que você vai customizar. Sobre os arquivos lazy-theme.module.ts e eager-theme.module.ts, eles podem sim ser adaptados para importar apenas os componentes que você quer alterar. O importante é garantir que importe o RootModule e os módulos necessários que está usando. Por exemplo, se o seu componente usa TranslateModule ou CommonModule, eles devem ser importados.

No lazy-theme.module.ts, você declara e importa apenas os componentes que está usando (seus módulos). Não precisa listar os outros componentes do tema custom.
O eager-theme.module.ts só precisa conter os componentes que são carregados logo na inicialização (entry components). Se o seu componente não é carregado imediatamente no load da aplicação, ele pode ficar apenas no lazy.

Um ponto importante é que se criar um novo tema com nome diferente precisa incluir ele na configuração. Por exemplo, se criar um tema em dspace-angular/src/themes/ chamado seutema

Em dspace-angular/angular.json aproximadamente linha 57 dentro de

“styles”: [ adiciona:

{
   "input": "src/themes/seutema/styles/theme.scss",
   "inject": false,
   "bundleName": "seutema-theme"
},

Adiciona também em dspace-angular/config/config.prod.yml

themes:
  - name: seutema

Em dspace-angular/src/themes/eager-themes.module.ts criar module seutema:

import { NgModule } from '@angular/core';
import { EagerThemeModule as DSpaceEagerThemeModule } from './dspace/eager-theme.module';
import { EagerThemeModule as SeuTemaEagerThemeModule } from './seutema/eager-theme.module';
// import { EagerThemeModule as CustomEagerThemeModule } from './custom/eager-theme.module';

/**
 * This module bundles the eager theme modules for all available themes.
 * Eager modules contain components that are present on every page (to speed up initial loading)
 * and entry components (to ensure their decorators get picked up).
 *
 * Themes that aren't in use should not be imported here so they don't take up unnecessary space in the main bundle.
 */
@NgModule({
  imports: [
    DSpaceEagerThemeModule,
    SeuTemaEagerThemeModule,
    // CustomEagerThemeModule,
  ],
})
export class EagerThemesModule {
}

2 curtidas

Bom dia, Mirele. Obrigado pelo retorno.

Eu tentei usar o tema dspace como base para o novo tema. Excluí os 4 componentes que vêm com ele e adicionei o componente da página do item simplificado (UntypedItemComponent). Recebi erros na hora da build, provavelmente por falta de módulos.

O que eu fiz:

• Adicionei o tema nos arquivos [dspace-angular]/angular.json e [dspace-angular]/src/themes/eager-themes.module.ts como você mencionou.
  • No arquivo [dspace-angular]/src/themes/meu-novo-tema/eager-theme.module,ts adicionei o import do UntypedItemComponent e, no mesmo arquivo, o adicionei no array ENTRY_COMPONENTS. No tema custom, o UntypedItemComponent está no ENTRY_COMPONENTS.

Como eu poderia ver quais módulos são necessários? Não encontrei na documentação, ao adicionar componentes novos, como ver quais os módulos que eu devo importar junto.

Encontrei mais alguém com problema no UntypedItemComponent. Consegui buildar importando os seguintes módulos:

• ItemPageModule
  • DsoPageModule
  • ItemSharedModule

O problema agora é outro. Adicionei o novo tema no arquivo [dspace-ui-deploy]/config/config.prod.yml:

themes:
  - name: novotema,
    extends: meutema,
    uiid: '9aa1354f-cd9a-486c-b54b-bc83dcc257ad'
    # ^--- O tema novo é para uma comunidade específica.

- name: meutema
  # ...

Agora eu sou recebido pela tela avisando que o serviço está fora. Se eu comentar as linhas do tema novo (e restartar o pm2), o serviço volta.

@robertogb03 obrigado por informar como resolveu o problema com UntypedItemComponent. Realmente na documentação não tem uma lista dos módulos necessários do tema.

Sobre o problema para incorporar o seu tema, pode informar os logs de erro do pm2?