Ojs nao esta enviando e-mail

Até o dia 04/12 recebi, normalmente, no meu e-mail, as notificações do SEER. Já verifiquei todas as configurações e continuo sem receber/enviar e-mails via plataforma. Os leitores, autores e avaliadores também não estão recebendo nem enviando e-mails, porém, não aparece nenhuma mensagem de erro (é como se o e-mail tivesse sido enviado com sucesso). Aparentemente está tudo normal, porém, os e-mails não são enviados nem recebidos. Acontece, também, para novos usuários que não recebem o e-mail para validar seu cadastro. Solicito, urgentemente, instruções e/ou solução! Aguardo retorno o mais breve possível. Sandra Flores. Revista da AJURIS.

oi Sandra,

o problema de email envolve outros sistemas que não apenas o OJS, estando relacionado mais aos sistemas de apoio, como servidor web e de email.
em conversa com seu pessoal técnico sugerimos mudar algumas configurações para testes (ativar o debug; usar outro servidor de email; mudar de servidor web ) e verificar possivel alternativas.
infelizmente esse problema esta além do escopo que podemos apoiar diretamente.

att.,

Oi Sandra,
Você ainda está com este problema?

Adriano Simões

SiteWorks Developers - Suporte SEER/OJS, Tede/DSpace
Email: suporte@siteworks.com.br
http://www.siteworks.com.br

Oi, Adriano. Em primeiro lugar, obrigada pelo interesse. Sim, ainda, e até agora não conseguimos resolver o problema, mesmo seguindo todas as orientações que nos foram dadas. Falei com o nosso técnico de TI para atualizarmos para
a última versão para ver se o problema se resolve, pois até 03/12
estava tudo funcionando perfeitamente, porém, estamos com receio. Você
teve este problema? Sabe o que podemos fazer para resolver? Aguardo
retorno e, desde já, agradeço pela colaboração.

Oi, Adriano. Em primeiro lugar, obrigada pelo interesse. Sim, ainda, e
até agora não conseguimos resolver o problema, mesmo seguindo todas as
orientações que nos foram dadas. Falei com o nosso técnico de TI para
atualizarmos para a última versão para ver se o problema se resolve, pois até 03/12
estava tudo funcionando perfeitamente, porém, estamos com receio. Você
teve este problema? Sabe o que podemos fazer para resolver? Aguardo
retorno e, desde já, agradeço pela colaboração.

Oi, @sandraflores.
Não acredito que a atualização vá resolver o seu problema.
Ainda acho ser um problema no seu serviço de envio de e-mails.
Do dia 03/12 para cá houve alguma atualização do sistema operacional onde está rodando o OJS?
Qual o serviço de e-mail que vocês utilizam?
Eu só partiria para a atualização do OJS se tivesse eliminado todas as outras possibilidades relacionadas ao serviço de e-mail.


Adriano Simões
SiteWorks Developers - Suporte SEER/OJS, Tede/DSpace
Email: suporte@siteworks.com.br
http://www.siteworks.com.br

Bom dia! Em nossa revista, há tempos também estamos sem conseguir disparar e-mails (de quaisquer tipos) pelo OJS/SEER, apesar de termos revisado todas as configurações relacionadas. Aparentemente não é um problema com o servidor de e-mails (pois isso foi checado também), e não sabemos como resolver. Recentemente fomos atualizar para a última versão do sistema, e o problema não somente não foi resolvido, como após a atualização a visualização do PDF dos artigos ficou indisponível - então retrocedemos e deixamos a versão anterior. Caso consigam resolver o problema de vocês, agradeço se puderem compartilhar o que foi feito!

Juliana (Revista Resgate - CMU/Unicamp)

@sandraflores e @juofranco,
Boa tarde.
A revista de vocês fica hospedada em uma estrutura de servidores controlada pelas instituições onde trabalham ou vocês alugam uma hospedagem para a revista de vocês?
Em ambientes de hospedagem externa é muito comum o servidor de e-mails rejeitar o envio de mensagens por um série de motivos, por exemplo:

  • Número máximo excedido e envios contratados
  • Remetentes ou destinatários bloqueados
  • Espaço da caixa postal excedido, etc.

Quando o servidor de e-mail fica sob o nosso controle algumas destas restrições podem não existir ou terem resolução mais facilitada.

Vocês conseguem o log de utilização do servidor de e-mail? Isso pode ser facilmente conseguido com seu pessoal de suporte à rede/servidores.

Se conseguir os logs, poste para que possamos analisar.


Adriano Simões
SiteWorks Developers - Suporte SEER/OJS, Tede/DSpace
Email: suporte@siteworks.com.br
http://www.siteworks.com.br

A hospedagem é alugada em empresa externa (kinghost). A conta SMTP que utilizamos é sandra@ajuris.org.br. Não existe número máximo excedido nem remetentes e destinatários bloqueados. Utilizo minha conta normalmente durante todo meu expediente, com o aplicativo Mozilla Thunderbird, enviando e recebendo mensagens. Vamos solicitar o log de utilização de e-mail e o postaremos para análise.

@sandraflores,
Você já verificou no seu config.inc.php os valores das propriedades abaixo?

; Use SMTP for sending mail instead of mail()
smtp = On
; SMTP server settings
smtp_server = “ssl://smtp.zzz.com”
smtp_port = 465
; Enable SMTP authentication
smtp_auth = PLAIN
smtp_username = “user@zzzl.com
smtp_password = “password”

Verificando as configurações da Kinghost, a porta do SMTP é 587.

Politica da Kinghost


Adriano Simões
SiteWorks Developers - Suporte SEER/OJS, Tede/DSpace
Email: suporte@siteworks.com.br
http://www.siteworks.com.br

Boa tarde. Problema resolvido!!! O nosso departamento de informática verificou no config.inc.php os valores das propriedades mencionadas e recebi a seguinte resposta: (Sandra,
foram alteradas algumas linhas de código do arquivo “config.inc.php”. Existiam algumas linhas comentadas e removi esses comentários). Agradeço pela colaboração!

@sandraflores que bom que funcionou.
Se precisar de ajuda é só nos procurar.

Adriano Simões
SiteWorks Developers - Suporte SEER/OJS, Tede/DSpace
Email: suporte@siteworks.com.br
http://www.siteworks.com.br

Oi Sandra, tudo bem?

Estou com o mesmo problema com o OJS. Ele não envia e-mails.

Pode, por favor, dizer de quais linhas eu devo remover os comentários para que o envio de e-mails funcione?

Desde já agradeço.

Dione Rodrigues Fernandes

Oi, Dione!

O nosso técnico de TI não informou quais as linhas ele removeu.

O problema voltou a acontecer e descobrimos que, cada vez que eu altero a senha do meu e-mail, devo informá-la ao pessoal da informática para que alterem no arquivo de configuração [config.inc.php - item smtp_password = “password”].

Espero ter ajudado! Se possível, me diga se funcionou.

Sigo à disposição.
  
Atenciosamente,

Sandra Flores.
Revista da AJURIS;
Fone: (51) 3284.9103
sandra@ajuris.org.br


Sandra,

Eu sugiro que você solicite que sua equipe de informática crie um e-mail sob responsabilidade deles para este fim (uso no OJS), em vez de estar vinculado ao seu e-mail.

abraços,
Diego Abadan
Periódicos em Nuvens

Olá estou com o mesmo problema não envia os e-mails estamos utilizando servidor de e-mails da office 365,
segue a linha de log do serve de e-mail por favor me estou precisando de ajuda.

[Mon Feb 05 15:13:53 2018] [error] [client 192.168.2.19] NOTICE: unserialize(): Error at offset 1018 of 1358 bytes (/var/www/ojs/lib/pkp/classes/db/DAO.inc.php:350), referer: http://editorauss.uss.br/index.php/REVTREINA/editor/submissions/submissionsUnassigned
[Mon Feb 05 15:15:05 2018] [error] [client 192.168.2.19] OJS SMTPMailer: Could not authenticate, referer: http://editorauss.uss.br/index.php/REVTREINA/user/email

O erro indica que a autenticação no office 365 não está funcionado. É preciso rever as configurações (usuário/senha/porta/tipo de autenticação/etc) para bater com o que a Microsoft fornece.

Obs.: Não conheço os limites de uso do serviço de e-mail da microsoft, mas provavelmente irão impedir o pleno uso do OJS mesmo que resolva este problema de autenticação. Por exemplo, pelo limite de mensagens enviadas (diárias, por hora, etc), caso haja uma notificação de lançamento de edição.

abraços,
Diego Abadan
Periódicos em Nuvens

Olá pessoal,

Estamos com o mesmo problema, não estamos conseguindo enviar e-mails pelo OJS.

Precisamos de ajuda…

Att

Oi, Eraldo.

O problema voltou a acontecer e descobrimos que, cada vez que eu altero a senha do meu e-mail, devo informar ao pessoal da informática para que alterem no arquivo de configuração config.inc.php - item: smtp_password = “password”.

Espero ter ajudado!

Se possível, me diga se funcionou.

Sigo à disposição.

Obrigado Sandra, deu certo.

Aproveitando a oportunidade, preciso de ajuda para resolver outro problema. Criamos uma segunda Revista, porém não consigo mesclar os usuários da primeira com a segunda… Como devo fazer? o OJS é versão 3.0. Agradeço a atenção dispensada.

Att