Sistema OJS não reconhece ORCID de autor

Prezados, bom dia!

Uma professora tem tido problemas ao se cadastrar e submeter artigo na Carta porque o sistema envia uma mensagem indicando problemas no ORCID. Pedi a ela que verificasse junto ao identificador a existência de problemas, e queria pedir ajuda aqui para verificar no sistema da Carta se há algum bloqueio com relação a esse dado. Olhei nos plugins mas não consegui identificar nada.

Obrigada!

qual o ORCID que ela esta informando?
o OJS exige que se inclua a URL completa do ORCID, tipo ORCID
talvez ela esteja informado apenas o 0000-0002-3979-603X

Acho que por conta do tutorial que publiquei e das palestras que tenho feito a respeito, tenho atendido pelo chat do site da contentmind muitos pesquisadores com o mesmo problema. Não identifiquei se isso acontece em uma versão específica do OJS, mas, de fato, tem sido frequente este problema.

Caso não aceite o copiar/colar da url completa do ORCID sugiro que seja digitado mesmo, ao invés de copiar/colar. Digitando todos tem conseguido que o sistema aceite o ORCID como válido

​Suely de Brito Clemente Soares
Cibertecária, Profa./EaD, Palestrante, Consultora OJS/SEER
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
WhatsApp: (0xx19) 99767-1039 - Fone: (0xx19) 3374-6631
http://www.contentmind.com.br
Skype: suelybcs
http://orcid.org/0000-0003-2327-0962

Caros, boa tarde!

Os autores conseguiram finalizar o cadastro e a submissão inserindo a URL do ORCID completo. Obrigada mais uma vez pela ajuda!

Atenciosamente,

Rebeca Caeiro - Carta Internacional

1 curtida

De fato, o sistema OJS não é muito flexível. Ao que parece, ele foi pré-programado para ler o link sem usar o “s” após “http”.
Assim, ao copiar e colar o link, é preciso remover essa letra da URL. Por exemplo: se a URL do ORCID é ORCID , digite ORCID.

Abraços

7 curtidas

Sensacional! É isso mesmo. Obrigado :smile:

1 curtida

Boa noite,

Consegui, depois de muito tempo, utilizando as duas dicas colocadas aqui: digitei o ORCID e retirei o s do http//…

Obrigado!

vc é um anjo!!! Muito Obrigadooooo!!

@ronniebrito @Diego_Abadan vocês saberiam me informar se é possível alterar algo na programação para solucionar esta questão na versão 2.4.8.1 em que é possível inserir o ORCID apenas utilizando http e não reconhece o s em https?
Caso seja possível, podem indicar o caminho?
Muito obrigada!

Sim @etorino , basta atualizar a versão do OJS.

A atualização para a série 3.x do OJS é complexa e requer um preparo maior de todas as partes, incluindo editores. Atualizar para o 2.4.8-5 é algo mais simples e, basicamente, trará essa e mais algumas dezenas de correções.

@Diego_Abadan agradeço sua informação. Não temos ainda condições de atualizar a versão, pois estamos incorporando periódicos ao portal utilizando o plugin FullJournalTransfer.
Com relação ao preenchimento do ORCID no cadastro utilizando https, consegui fazer ao me cadastrar na revista Biblos da FURG. Você pode me dizer como foi alterado para funcionar?
Novamente agradeço.

A partir do OJS 2.4.8-3 ele aceita HTTPS. Apenas utilizamos uma versão mais recente do OJS para o Portal da Furg.

Você consegue atualizar pelo menos para esta versão do OJS?
O plugin FullJournalTransfer funciona na série 2.4.8.x, desde que origem e destino estejam na mesma versão.

1 curtida

Excelente dica. Fiz o processo retirando a letra “s” e funcionou. Obrigada!

Olá fiz o meu cadastro recente no ORCID recebi o identificador, porém ao fazer o cadastro em um site da Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, continua pedido que seja informardo o ORCID.
Já fiz o teste digitando, copiando e colando o código… ainda assim não consigo finalizar o cadastro. Alguém pode me ajudar?

Olá @CLAUDIANA_ARAUJO, o ORCID foi informado no formato de url?
Exemplo: ORCID

Recebi nesse formato, mas o cadastro na revista pede só o identificador 0000-0001-7434-6993, e tem outro campo para inserir como no exemplo, porém não consigo finalizar o cadastro, que contnua pedindo o ORCID.

Atenciosmente,

Claudiana

Essa é a página de cadastro da revista, correto?

Nesta página você deve inserir a url inteira, não somente o código. Se não funcionar com https:// coloque somente http://, mas a url deve ser colocada inteira.

@CLAUDIANA_ARAUJO
Fizemos um teste de cadastro na revista e realmente o formulário deles está com problema pois não aceita o ORCID. Não é o formato que está incorreto, é algum problema interno da revista/portal.
Envie uma mensagem para o suporte técnico da revista no email informado aqui: Endereço da Revista
Envie capturas da sua tela com o ORCID nas 3 formas e a mensagem de erro:
com https, com http e só o código como vc colocou.

muito obrigada pela resposta.

Boa tarde! Por favor, me ajudem, já tentei todas as dicas acima e não consigo realizar uma submissão à revista Investigações em Ensino de Ciencias. Sempre que insiro o id orcid, ele recusa dizendo que é inválido. Já escrevi em vez de copiar e no campo que solicita a URL tirei o s. O site não informa nenhum contato.