Plataforma OJS não envia mais email

Prezados,
Desde início de maio de 2022, o email em cada uma das operações do processo editorial do OJS, não está mais chegando ao destinatário. O sistema não apresenta nenhuma mensagem de erro, mas os emaisl não chegam aos destinatários. Nenhuma ação específica foi realizada pela equipe de TI.
A versão atual do aplicativo é OJS 3.1.0.1
Reitero que não apresenta mensagem de erro nas transações do OJS de envio de email ou mensagem.
Obrigada,
Regina Celia P. Moraes


Editora Científica da RECITE _ Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.

1 curtida

Prezados,
Complementando o problema apresentado pela Prof(a). Regina é que inclusive na simples ação de enviar e-mail para alguém cadastrado no OJS pela funcionalidade da aba Usuários, aparentemente está funcionando pois não apresenta mensagem de erro pelo OJS, mas não chega o e-mail no destinatário.
Att
Marcos Xavier
Gerente OJS da RECITE _ Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.

1 curtida

Prezados @rmoraes e @marcosxavier,

como eu disse no post (https://forum.ibict.br/t/nao-envio-de-emails-de-submissao/3737/7) de um outro colega, devemos rastrear o problema para que possamos achar uma solução. Geralmente os problemas de e-mail são externos ao OJS, desse modo, temos que nos cercar de todas as informações disponíveis.
Olhem a documentação oficial e verifiquem o que diz na seção de e-mail https://docs.pkp.sfu.ca/admin-guide/en/email

Verifiquem as configurações de SMTP do config.inc.php e vejam as configurações.

Por fim, eu acho que seja o mais importante, temos que analisar quando o problema acontece, pois pode ocorrer em alguns casos.
Sugiro que peça para o seu suporte técnico habilitar a opção show_stacktrace = on e display_errors =on no arquivo config.inc.php .
Tente rastrear ou simular o caso que acontece esse problema de não recebimento de e-mail. Essas informações ficam lá no log do servidor apache. No arquivo de erro do servidor apache deve ter uma pilha de informações, tente filtrar tudo que for relacionado à SMTP ou mail, provavelmente vocês encontraram a causa raiz do problema.

Fazendo essas ações, acho que ficará mais fácil encontrar uma solução.

2 curtidas

Olá, profa. Regina Celia.

Estou com o mesmo problema: o email “enviado” não chega até os autores. Pergunto se já conseguiu resolver o problema, e se poderia me ajudar.

Att,

Olá, @Dweison, vocês já executaram o passo a passo instruido pelo @diegojmacedo?
Mapear o erro é a melhor forma para nos informar sobre o problema apresentado na plataforma. Só assim poderemos encontrar uma solução. Peça que o suporte técnico institucional execute as ações da resposta acima e nos retorne com o resultado! :wink:

Obrigado!!

1 curtida

Estamos com problema no OJS versão 3.3.0.11 estava funcionando normalmente o envio de email em massa e de um tempo pra cá parou atualizei a versão e não resolveu qual outro procedimento pode ser feito?

@josianybrito, tudo bem?

Vocês já verificaram com a TI se as configurações de SMTP estão de acordo com o recomendado pela PKP? Email

Isso acontece em todas as revistas do portal ou só em algumas? A partir da versão 3.3.0.10, o envio de e-mails em massa é configurado de periódico em periódico na área de Administração do Portal. É algum tipo de e-mail específico que não é enviado ou são todos os e-mails da plataforma?

Normalmente os problemas de envio de e-mail são externos ao sistema, é preciso mais detalhes para que possamos indicar uma solução.

Bom dia eu sou a TI só dando o retorno da solução para o problema de envio de email.

O problema no não envio de email pelo gmail free é no próprio gmail a plataforma mudou a forma de autenticação segui o procedimento descrito nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gXYpl-9zpqs&t=0s e deu certo.

Uma dica… após alterar o config.inc é necessário reiniciar o apache ou nginx dependo do que o servidor usa.

E se caso não tiver certeza se o seu smtp está funcionado pode realizar o teste descrito no link https://blog.tiagopassos.com/2011/08/15/como-testar-o-servidor-smtp-do-gmail-no-ubuntu-linux-com-o-ssmtp/

2 curtidas

@josianybrito,

Bom que conseguiu resolver o problema e compartilhar a solução adotada.

1 curtida

@diegojmacedo

Estou com o mesmo problema relatado pelos colegas na versão 3.3.0.15. Dá mensagem de diálogo que houve erro no envio do e-mail. Temos no mesmo banco de dados do MySQL o Wordpress instalado e envia mensagens com os mesmos dados abaixo sem problemas.

Veja como está o config.inc.php

[email]

; Use SMTP for sending mail instead of mail()
smtp = On

; SMTP server settings
smtp_server = smtp.ufsc.br
smtp_port = 465

; Enable SMTP authentication
; Supported smtp_auth: ssl, tls (see PHPMailer SMTPSecure)
smtp_auth = tls
smtp_username = redepermacultura.ced@contato.ufsc.br
smtp_password = *****
;
; Supported smtp_authtype: RAM-MD5, LOGIN, PLAIN, XOAUTH2 (see PHPMailer AuthType)
; (Leave blank to try them in that order)
; smtp_authtype =

Uso essa conta de e-mail institucional para evitar os bloqueios do gmail.
Li muitos tutoriais, mas nenhum conseguiu corrigir.

Alguma ideia?

@arthur.nanni , já tentou executar os passos acima.

Esse passo é importante para rastrear o erro.

Uma outra questão:
Às vezes colocando a diretiva smtp_server dessa forma pode funcionar:
smtp_server = ‘tls://smtp.ufsc.br’

Mas o mais importante é habilitar stacktrace = on no arquivo config.inc.php para raastrear a mensagem de erro, pois pode ser qualquer tipo de problema.

Oi @diegojmacedo
Obrigado pelo retorno. Na hospedagem liberada aqui na universidade, não temos acesso a suporte, apenas no programa de periódicos.
Já tentei colocando o smtp_server = ‘tls://smtp.ufsc.br’ - tentei ssl também na mesma porta que é possível. Sem resultado.

Sigo tentando.

Foi pelo Gmail via esse tutorial que deu certo - https://www.youtube.com/watch?v=gMF-TjOCbro
Agora é esperar que a google não fique bloqueando o smtp todo mês.

1 curtida

@arthur.nanni , a configuração de e-mail é externo ao OJS, por isso é interessante ver a causa do problema habilitando stacktrace = on no arquivo config.inc e monitorando o log de erro, pois pode ser várias questões relacionadas entre o OJS e o servidor SMTP.

1 curtida